Alagoas

Banco de Leite Humano da Nova Santa Mônica salva bebês prematuros

Entenda como pode ser feita a doação

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 20/08/2017 12h12
Banco de Leite Humano da Nova Santa Mônica salva bebês prematuros
Leite materno salva vidas - Foto: Imagem ilustrativa

Nos primeiros meses de vida, não há alimento melhor e mais completo para o bebê que o leite materno. Mas a verdade é que nem todas as mães conseguem amamentar e a frustração de não ter aquele momento especial de contato com o filho fica ainda maior quando aliada à preocupação com a saúde do pequeno. Foi pensando nessas mulheres que o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) foi criado.

Com uma equipe multiprofissional preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, sendo, inclusive, responsável por promover o aleitamento materno e executar a coleta, o Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica é referência estadual.

Além de coletar o leite, no local também é realizado o processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite maduro, com o propósito de distribuir para os recém-nascidos que necessitam dele para sobreviver.

No local, as mulheres podem realizar a ordenha, recebem orientações e ajuda dos profissionais capacitados e contam com uma estrutura compatível com a que está preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). O serviço conta uma recepção, registro e triagem das doadoras, área para estocagem de leite cru coletado, sala para processamento (degelo, seleção, classificação, pasteurização e distribuição), área para arquivos das doadoras, sala para ordenha e laboratório de controle de qualidade microbiológico.

 

Funcionamento – O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica funciona 24 horas, sendo composto por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Devido à alta demanda na maternidade, o leite é oferecido apenas aos recém-nascidos prematuros, de baixo peso ou doentes, que precisam diariamente do alimento. Em suma, eles estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

"Precisamos da ajuda das mães saudáveis que estão em casa amamentando seus bebês. O leite materno é o melhor alimento para qualquer criança, mas para quem está internado é essencial para ajudar na recuperação. Até pequenas quantidades são importantes, porque com um mililitro de leite, podemos alimentar um bebê", disse a pediatra da Maternidade Escola Santa Mônica, Andréa Pinheiro.

Como Ajudar

Para doar, as mães podem se dirigir a Maternidade Escola Santa Mônica, entregar o material ao banco de leite ou ligar para o número 3315-4434, e pedir que o líquido seja coletado pelo Corpo de Bombeiros. Durante a coleta, é importante lavar bem as mãos e prender os cabelos para evitar que os fios caiam no vidro.