Arapiraca

Cor de carro de autoescola gera polêmica entre mulheres

Por 7 Segundos Arapiraca 17/08/2017 11h11
Cor de carro de autoescola gera polêmica entre mulheres
Carro envolvido na polêmica - Foto: Reprodução

Uma autoescola na cidade de Arapiraca, localizada na rua Manoel Lúcio da Silva, no bairro Cacimbas, lançou no dia 9 de agosto, em seu perfil na rede social Instagram, um carro exclusivo para mulheres. Na foto divulgada é possível ver que o carro é nas cores rosa e branco.

Curiosas e até então animadas, algumas delas entraram em contato com o estabelecimento para saber o que o carro teria de diferente, na expectativa que a instrutora fosse uma profissional do sexo feminino, mas não, a “tal” exclusividade seria basicamente a cor do carro.

O 7 Segundos, enquanto participava de uma discussão em um grupo no WhatsApp, onde as opiniões se dividiam em “mais brega impossível”, “achei bem ridículo” ou “para avisar que tem mulher no trânsito. Perigo!”, entrou em contato por telefone com a empresa.

A atendente informou que muitas mulheres têm medo de dirigir e que se assustam com o trânsito, dessa forma um carro identificando que tem uma mulher dirigindo dá mais segurança à classe.

Outra funcionária da mesma autoescola, na manhã desta quinta-feira (17), disse que o modelo exclusivo para mulheres é mais confortável, tem direção hidráulica e alguns “mimos”, os quais ela ainda não soube dizer quais são, visto que o carro só começa a rodar pelas ruas da capital do Agreste na próxima segunda-feira (21).

Muito bem que a campanha pode ter uma boa intenção, mas a questão é que essa separação de gêneros tem incomodado as mulheres, que se sentiram ofendidas com a proposta da empresa. Na opinião delas a novidade sustenta a tese cultural que as mulheres são piores no trânsito.

Uma graduanda em medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) disse ao 7 Segundos o que o achou da iniciativa:

Eu achei ridículo esse marketing porque só mudou a cor e isso não tem relevância nenhuma.

Se é uma autoescola especializada só pra mulheres porque não houve mudanças significativas? Colocava orientadora mulher para a gente se sentir mais segura e não passar por nenhum tipo de assédio.

Agora mudar a cor do carro só para chamar a atenção? para dizer que ali dentro tem uma mulher? Isso só enaltece que mulher no trânsito é um perigo.

Abaixo, é possível conferir o depoimento de outras mulheres que conversaram sobre o assunto no WhatsApp