Política

Câmara de Vereadores cobra melhor assistência para população

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 16/08/2017 15h03
Câmara de Vereadores cobra melhor assistência para população
Câmara de vereadores de Arapiraca - Foto: Divulgação

Cumprindo com uma das obrigações do trabalho parlamentar, vereadores e vereadoras de Arapiraca cobraram melhor assistência para a população. Por meio de requerimentos e indicações, as duas bancadas da Câmara Municipal – tanto de oposição, como de situação – apresentaram as seguintes solicitações durante a reunião realizada nessa terça-feira (15), conforme informações divulgadas pela assessoria de imprensa da casa legislativa.

Professora Graça solicita a implantação de albergue público para população em situação de risco

Foi aprovada indicação da vereadora Professora Graça para a implantação de albergue público destinado à população em situação de risco. A solicitação da Presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca é direcionada ao prefeito Rogério Teófilo e à Secretaria Nunicipal de Assistencial Social e Políticas para a Mulher.

Em sua justificativa, a vereadora diz que o município não dispõe de serviços específicos para atender a demanda cada vez maior de pessoas que estão nas ruas, o que muitas vezes obriga famílias inteiras a dormirem em calçadas e praças, condição que torna essa parcela da população mais vulnerável.

Pastor Marcos Caetano cobra da Casal mais respeito aos usuários

O Pastor Marcos Caetano voltou a cobrar da Casal maior respeito aos usuários, frisando que existem comunidades arapiraquenses que estão sem abastecimento de água há mais de dois meses.

Ele também falou dos investimentos anunciados pelo governador Renan Filho para resolver os problemas da Casal no Agreste, recursos no valor de 25 milhões de reais que até o momento não foram aplicados para sanar a deficiência no abastecimento de água que continua a desejar.

O Pastor Marcos Caetano fez questão de expor sua indignação e lembrou da existência de várias audiências públicas realizadas na Câmara Municipal, inclusive com a presença do presidente da companhia nos debates.

O vereador chegou a dizer que estava tomando banho na casa da sogra, próxima da casa dele, e cozinhando em casa, o que para ele é uma falta de respeito com os usuários.

Vereador Léo Saturnino solicita construção de espaço para a realização de feiras agropecuárias e eventos de grande porte

Foi aprovada indicação do vereador Léo Saturnino, solicitando ao Secretário Estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, e ao Secretário Municipal de Agricultura, Roberto Amaral, a construção de um espaço para a realização de feiras agropecuárias, exposições e comercializações do agronegócio em Arapiraca.

Ao justificar, o parlamentar afirma que em outros municípios alagoanos contam com espaço desta natureza e até sugeriu que, com a construção do novo aeroporto de Arapiraca, este espaço já esteja contemplado.

Léo Saturnino também lembrou que existe em Arapiraca projeto para a instalação de um Centro de Convenções e existem empresas do ramo de alimentação que poderiam expor seus produtos.

Vereador Moisés Machado lamenta a ausência de órgãos públicos durante a audiência pública com a Secretária Municipal de Saúde

Ao comentar a audiência pública realizada na manhã dessa terça-feira (15), com a presença da secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, o vereador Moisés Machado (PDT) disse ter dúvidas se realmente aconteceu uma audiência pública.

Segundo Machado, o tema deveria ser discutido com a sociedade e não apenas com os vereadores, lamentando a ausência de órgãos como a Defensoria Pública, o Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde e outros órgãos para discutir a problemática da questão da saúde pública em Arapiraca.

Ao se referir as explicações da secretária Aurélia Fernandes, Moisés Machado disse que foram muito boas em razão da preparação de sua equipe, que lhe deu o respaldo necessário.

Por outro lado, o parlamentar voltou a criticar a falta de medicamentos em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde até material de higiene está em falta, obrigado aos servidores a comprarem papel higiênico e papel toalha para eles e para os usuários.

Moisés Machado disse que a administração municipal está a passos lentos, citando como exemplo o Centro de Zoonoses, onde os veículos que fazem a apreensão de animais soltos estão quebrados, segundo ele foi informado.

Vereador Willomaks da Saúde solicita a instalação de rede de iluminação pública na Rua São Roque

Foi aprovada indicação do vereador Willomaks da Saúde, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo e ao Diretor presidente da Eletrobras, Vlademir de Abreu, a instalação de rede de iluminação pública na Rua São Roque, sentido viaduto, a Rua Dom Pedro II, no bairro Jardim Tropical.

Willomaks da Saúde disse que este assunto já foi abordado por ele durante audiência pública com a presença do Secretário Municipal de Obras, Daniel Oliveira, e é preciso uma maior atenção porque a escuridão é muito grande e existem algumas entidades assistenciais, onde o fluxo de pessoas é intenso e os riscos de assaltos ou mesmo atropelamentos aumentam por causa da precariedade da iluminação pública.