Arapiraca

Prefeitura orienta produção de hortaliças em comunidade remanescente quilombola

Além de enriquecer a dieta das famílias, cultivo gera renda extra

Por 7 Segundos com Prefeitura de Arapiraca 13/08/2017 07h07
Prefeitura orienta produção de hortaliças em comunidade remanescente quilombola
A agricultora Valdice Maria Alves mostra, com orgulho, a 'riqueza' que agora tem em seu quintal - Foto: Divulgação

Antes da implantação do projeto “Resgatando Horta de Quintal”, desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca, o que se via nas terras da agricultora Valdice Maria Alves, localizada na comunidade remanescente quilombola Carrasco era plantação de fumo e de feijão. Já nos quintais das casas, nada se plantava.

Agora, a realidade é outra. A agricultora Valdice Alves apresenta, orgulhosa, os 30 canteiros trabalhados para o cultivo das hortaliças. A produção caseira é destinada para o consumo dos cinco moradores da casa, para venda e ainda sobra para doar aos vizinhos.

Nos fundos da casa, ela mostra o que considera uma riqueza, canteiros verdinhos com uma variedade de hortaliças, a exemplo de coentro, alface, cebolinha, quiabo e pimentão.

Valdice explica que para chegar a esse estágio, precisou acreditar no projeto e utilizar as orientações passadas pelos técnicos. “Hoje, eu me orgulho da produção do meu quintal e de ser multiplicadora do projeto, aqui na minha comunidade”, declarou.

A história de Valdice Maria Alves representa a das 28 famílias das comunidades Carrasco e Pau d’Arco, ambas beneficiadas com o projeto municipal que incentiva o resgate da cultura da plantação de hortas orgânicas, sem uso de agrotóxicos e aproveitando os espaços dos quintais.

Segundo a divulgação do projeto, a prefeitura está promovendo a capacitação, a orientação e a assistência técnica através das secretarias Municipais da Saúde, de Agricultura e também de Meio Ambiente.

O técnico agrícola Márcio Roberto explica que as famílias recebem, mensalmente, a visita dele ou de um agrônomo da prefeitura, a fim de prestar assistência e tirar dúvidas, desde o momento da entrega das mudas e semente, passando pelo plantio, colheita e comercialização.

“Para participar do projeto, é preciso procurar os agentes de saúde de cada comunidade, que são os responsáveis pela apresentação e cadastro”, concluiu sobre a a excelente iniciativa da gestão municipal.