Arapiraca

Atendimento ao público no Detran de Arapiraca vira caso de polícia

Proprietária de veículo registrou B.O. na delegacia regional

Por 7 Segundos 09/08/2017 17h05
Atendimento ao público no Detran de Arapiraca vira caso de polícia
Edneusa Gavi registrou B.O. contra o Detran em Arapiraca - Foto: 7 Segundos

Uma proprietária de veículo dirige-se até a sede do Detran, no shopping de Arapiraca, para pegar o documento de sua moto. Passava do meio-dia da segunda-feira (07), mas a repartição pública que deveria estar de portas abertas até às 14h já havia encerrado o atendimento ao público.

Sem acesso ao órgão estadual (5ª CIRETRAN) e já indignadas com o procedimento adotado sem qualquer informação oficial, as pessoas observavam o trânsito livre apenas para ‘despachantes’, figuras que intermediam serviços entre o Detran e a população.

O suposto privilégio gerou questionamentos aos que permaneceram no local onde muitas pessoas estavam quando o acesso foi negado. Pressionado, um funcionário identificado como supervisor no uniforme que usava teria feito a seguinte ameaça: “Cuidado não com a vida!”, frase que consta no boletim de ocorrência registrado na Delegacia Regional da Polícia Civil por Edneusa Vieira Gadi.

A denunciante também é servidora pública e fez o relato do caso ao 7 Segundos. Edneusa conta que o documento de sua moto não chegou em seu endereço, motivo de sua ida, em vão, ao Detran arapiraquense.

Ela diz ainda que um dos servidores do órgão alegou que as horas extras foram cortadas pelo governo e por isso haviam reduzido o horário de atendimento até as 13h. 

O portal 7 Segundos manteve contato com a assessoria do Detran Alagoas e recebeu a confirmação do horário de atendimento ao público, das 8h às 14h, e que não há determinação para trabalhar em horário reduzido.

“O que ocorre é que algumas vezes os servidores suspendem a distribuição de senhas, antes das 14h, por conta do excesso de usuários e há carência de quantidade dos nossos servidores nesse SAC”, informa o Detran que orienta abertura de processo administrativo, por meio da Ouvidoria do órgão, em caso de problema envolvendo servidores, com sigilo da identidade do denunciante assegurada.

“Sobre o caso da usuária que tem esperado o documento do carro desde março, a Chefia de Articulação Regional solicitou o nome completo e o CPF para que a equipe possa visualizar se tem e qual o problema para a demora na entrega da documentação. O setor informou ainda que irá entrar em contato com o responsável da 5ª CIRETRAN para buscar esclarecimentos sobre os fatos ocorridos”, conclui o Detran Alagoas em mensagem enviada por e-mail ao 7 Segundos.