Arapiraca

[Vídeo] Funcionário de clínica cobra taxa para agilizar exame em Arapiraca

Sem o pagamento por fora, receber resultado demora de 30 a 40 dias

Por 7 Segundos 08/08/2017 17h05
[Vídeo] Funcionário de clínica cobra taxa para agilizar exame em Arapiraca
Funcionário de clínica cobra taxa para agilizar resultado de exame - Foto: 7 Segundos

Notícia atualizada em 09/08, às 14h20 

Uma paciente foi surpreendida com a sugestão de pagamento de suposta propina para agilizar o recebimento do resultado de um exame de raio-x feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O caso registrado em vídeo numa clínica da rede particular localizada em Arapiraca foi passado com exclusividade ao 7 Segundos e aconteceu nesta terça-feira, 08 de agosto.

A fonte da informação que terá sua identidade resguardada contou que recebeu a ‘oferta’ quando esteve na clínica nesse início de semana. Ela fez um exame de raio-x da coluna, cujo laudo está previsto para ser entregue no próximo dia 20, mas também precisa se submeter ao raio-x da face, procedimento ‘negociado’ no vídeo.

O atendente explica que o laudo pode ser viabilizado em 3 ou 4 dias, se houver pagamento de taxa para médico particular. “Não é nem pelo valor, somente quinze reais, eu fiquei indignada com a atitude. Ele (o funcionário) não teve nem a preocupação de conversar de forma reservada”, contou a cliente que voltou ao local para fazer o registro com seu telefone celular.

A redação do 7 Segundos recebeu o contato da clínica, fez alguns telefonemas, mas não conseguiu falar com os responsáveis pelo local. Em e-mail enviado para o portal, a clínica fez os seguintes esclarecimentos:

Em relação a esse caso, a clínica tem total ciência dessa atividade e esta em nada torna-se irregular. Não cobramos para realização de exames SUS. O SUS é gratuito e sempre será.

Abertamente é falado todos os dias de que, em caso de necessidade de um laudo de exame do SUS em período inferior a data padrão (geralmente 20 dias), caso haja necessidade do paciente em ter o exame antes desta data, nós falamos que temos um outro médico que lauda APENAS exames particulares. Este sim, poderia agilizar exames do SUS (alguns pacientes que necessitam de laudos urgentes para internação ou para não perder o retorno do médico utilizam esse sistema). A clínica não recebe esses valores. Esses valores custeiam o laudo particular apenas. Não há interesse na clinica em realizar esse procedimento, pois não nos agrega valor nenhum. Esse sistema só ocorre para que um paciente do SUS que precise de um resultado urgente (nota: somos de atendimento eletivo e não de urgências) receba em tempo oportuno o laudo do exame.

O valor que recebemos por um exame de raio x do SUS é infinitamente menor do que um exame de raio x particular. Desta forma, o laudo que o médico cobra por cada exame particular é maior do que o valor que recebemos para fazer o exame do SUS. Para que a redação tenha ideia da dimensão do que estamos dizendo, o valor do exame de raio x de seios da face, por exemplo, o SUS repassa para os prestadores de serviço o valor de R$ 7,32. O laudo particular desse mesmo exame por um médico particular sai em média 15 reais. Desta forma é impossível enviarmos exames SUS para nosso médico particular, pois só o valor do laudo já é mais que do dobro do que receberíamos por este exame.

Por esta razão, e somente por esta, que sugerimos o envio de exames como particulares e a clínica repassaria esse valor ao médico. Nosso médico do SUS mora em outro estado. Os exames precisam ser enviados, retornam laudados, são digitados, reenviados para serem assinados e retornam para Arapiraca. É impossivel desta forma agilizar exames, pois supera a capacidade de nossa logística.