Arapiraca

Estado firma compromisso com prefeituras envolvidas no Programa da Primeira Infância

Protocolo de intenções foi assinado nesta manhã, durante o primeiro encontro de gestores de seis municípios alagoanos

Por Agência Alagoas 07/08/2017 14h02
Estado firma compromisso com prefeituras envolvidas no Programa da Primeira Infância
O evento reuniu gestores e prefeitos dos seis municípios envolvidos no programa. - Foto: Agência Alagoas

O governador Renan Filho participou, nesta segunda-feira (7), do 1° Encontro de Gestores Municipais do Projeto de Expansão da Primeira Infância de Alagoas, que aconteceu no Palácio República dos Palmares. O evento reuniu gestores e prefeitos dos seis municípios envolvidos no programa: São Luiz do Quitunde, Batalha, Pão de Açúcar, Pilar, Murici e Teotônio Vilela.

Durante a solenidade, aconteceu a assinatura do protocolo de intenções entre o Estado e os municípios. O documento prevê o desenvolvimento e implantação de ações em prol da primeira infância permitindo a melhoria na atenção à saúde, educação e assistência social das famílias com crianças de 0 a 6 anos.

“Esse programa é muito importante para a garantia de mais segurança para as crianças que nascem em Alagoas, para a garantia de partos humanizados e para que, depois do parto, possamos assegurar uma vida saudável para a mãe e para a criança”, afirmou Renan Filho.

Com o avanço do Programa da Primeira Infância, coordenado pela primeira-dama Renata Calheiros, o governador espera ver Alagoas adotando as boas práticas que outros estados já utilizam e acompanhar, o quanto antes, a expansão da ideia para os demais municípios.

“Estou muito feliz por ver que a primeira-dama está disposta a empreender uma tarefa dessa magnitude. É algo amplo que vai exigir que ela percorra os municípios e que esteja próximo do cidadão, e proximidade é a marca do nosso governo. Tenho certeza de que vai dar certo e em breve iremos ampliar para outras cidades alagoanas”, acrescentou Renan Filho.

Segundo o governador, o papel dos municípios é fundamental para o sucesso desse projeto, já que as prefeituras são as responsáveis por fazer as políticas públicas chegarem até as pessoas. Cabe ao Estado articular as necessidades, avançar com o programa de ampliação das creches para as crianças nos primeiros anos de vida, investir na boa qualidade nutricional das gestantes e das crianças e assegurar ainda o acesso aos exames necessários para detectar possíveis problemas na saúde das mãe e bebês.

“Garantir a qualidade do nascimento e dos primeiros meses de vida é uma tarefa importantíssima para que a criança tenha capacidade plena de desenvolvimento. Quando uma criança não é estimulada desde cedo, ela dificilmente atinge seu potencial máximo quando se torna adolescente ou adulto. Então, temos que fazer um trabalho bem feito no momento certo, ou teremos mais dificuldade para recuperar aquele cidadão ou cidadã”, finalizou Renan Filho.