Polícia

Polícia Civil abre seleção para contratar 549 policiais aposentados

Aprovados vão receber 70% do salário de um concursado para realizar determinadas funções.

Por Diário de Pernambuco 05/08/2017 15h03
Polícia Civil abre seleção para contratar 549 policiais aposentados
Polícia Civil - Foto: Internet

A Polícia Civil de Pernambuco abriu novo processo seletivo nessa quarta-feira (02) para o preenchimento de 549 vagas abertas para policiais aposentados em todo o Estado, numa estratégia do Governo de Pernambuco para aumentar o efetivo nas delegacias. Aprovados no processo vão assumir postos de atendimento ao público, registro de boletins de ocorrência e segurança patrimonial, lotados nas cidades onde residem ou nos municípios circunvizinhos. A ideia é de que isso permitirá a liberação do efetivo nessas áreas para atividades operacionais, como as investigações de campo e diligências.

Os policiais aposentados interessados podem se inscrever até o próximo dia 21 pelo site da Polícia Civil ou se apresentar na Unidade de Capacitação e Desenvolvimento (Unicade), situada na Rua Tabira, 207-B, na Boa Vista. Após as inscrições, haverá um período de análise da documentação e a verificação de antecedentes criminais e processos administrativos. Todos os aprovados serão submetidos a um curso de capacitação e o valor do salário é R$ 1.800,00 e mais vale-refeição, o equivalente a 70% do que recebe um agente concursado logo que é contratado.

“A deficiência ainda é muito maior. Há mais de 5 mil cargos vagos na Polícia Civil”, pondera o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros. Para ele, o Governo de Pernambuco deveria chamar todos os concursados e implementar uma política regular de concursos. “Outros 900 (policiais) sairão da Polícia Civil até dezembro, por aposentadoria”, destaca, avaliando que essas 549 vagas são parte das que deveriam ser ocupadas por concursados.

Segundo a Polícia Civil, as vagas a serem ocupadas por aposentados não têm relação com as vagas do concurso público. Em abril, 251 vagas foram preenchidas em processo seletivo semelhante e a expectativa é de que até o final de setembro mais de 500 policiais estejam trabalhando. Além das vagas destinadas a policiais aposentados, está programado para outubro o início da formação dos novos policias aprovados no concurso público realizado em 2016, para que no início de 2018, 140 novos delegados e 600 novos agentes e escrivães estejam atuando.

O concurso realizado no ano passado vale por dois anos a partir da data da homologação do resultado, que segundo a Polícia Civil ainda não foi publicado, podendo ser prorrogado por igual período. O Sinpol informa que o concurso vence em 2018.