Agricultura

[Vídeo] Agricultores de Teotônio Vilela vão colher 300 toneladas de feijão

Parceria entre governo estadual, prefeitura e iniciativa privada atende famílias de baixa renda

Por 7 Segundos com Divulgação 04/08/2017 14h02
[Vídeo] Agricultores de Teotônio Vilela vão colher 300 toneladas de feijão
Produção de feijão vai render 300 toneladas em Teotônio Vilela - Foto: Divulgação

Trabalhadores rurais que sobrevivem em regime de agricultura familiar em Teotônio Vilela, município do Agreste alagoano, colhem os frutos de um importante trabalho social que envolve prefeitura, governo estadual e iniciativa privada.

Batizado de Barriga Cheia, a parceria institucionalizada vai render 300 toneladas de feijão, número divulgado para a produção da safra 2016/2017 de feijão de corda e feijão de arranca.

De acordo com a Prefeitura de Teotônio Vilela, o cultivo acontece em 1.500 tarefas de terras cedidas por proprietários particulares e as Usinas Seresta e Coruripe. A área serviu para 1.551 famílias trabalharem durante o período de entressafra da cana-de-açúcar.

Criado em 1998, o programa Barriga Cheia gera emprego e renda para milhares de famílias. Além disso, evita a ocorrência do êxodo rural e ainda leva alimento de qualidade para moradores da cidade e do campo graças ao apoio do município e do governo estadual.

Enquanto a prefeitura disponibiliza máquinas para preparo do solo e faz o escoamento da produção, o estado repassa as sementes. As terras são cedidas pela iniciativa privada e o trabalho na roça cabe aos agricultores que estariam tentando a vida de outra forma, não fosse o Barriga Cheia.