Arapiraca

Vídeo: Moradores vão às ruas protestar contra prefeitura de Palmeira dos Índios

Prefeito se reuniu com grupo na tarde desta terça-feira e propôs acordo com água e luz

Por 7 Segundos Arapiraca 01/08/2017 18h06
Vídeo: Moradores vão às ruas protestar contra prefeitura de Palmeira dos Índios
Moradores protestam por promessas feitas há mais de dez meses pela prefeitura. - Foto: Jonathas/ 7 Segundos

Moradores de dois conjuntos do município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, foram às ruas protestar contra a prefeitura da cidade na manhã desta terça-feira (01). Segundo eles, o prefeito Júlio Cezar esteve na comunidade diversas vezes para fazer promessas de obras e serviços públicos, mas ainda não cumpriu com o combinado.

O abandono aos conjuntos Brivaldo Medeiros e Antônio Ribeiro foi relatado com falta de estrutura nas vias, calçamentos, água e energia. Os moradores afirmam que os serviços prometidos pelo prefeito não foram executados por completo e se resumiu apenas em implantação de algumas lâmpadas.

Para Rosivaldo Sabino, morador de um dos conjuntos lesado pelo descaso, a situação em que os habitantes do município se encontram é absurda e a cobrança ao prefeito é sobre o mínimo que ele pode fazer pela população.

“A situação lá no momento é de calamidade pública. Vem chovendo e deu uma melhorada em ambas as partes porque estamos precisando mesmo de água. Estamos vivendo de água da chuva. Os forros chegaram até a quebrar de tanta chuva e as pessoas estão aproveitando pra fazer até bica, porque realmente estamos precisando dessa água para poder beber e ir sobrevivendo dessa maneira. Aí quer dizer que o prefeito chegou lá e prometeu que no início até chafariz teria sido colocado lá. Prometeu também um poço e duas caixas de dez mil litros. Mas na realidade, temos apenas um caminhão pipa levando pouca água pra 1120 famílias. O que nós estamos querendo aqui é simplesmente o básico, é o que a constituição nos garante: água, energia, direito a moradia, educação, saúde, saneamento básico e segurança”, desabafou o morador.

Os moradores ainda afirmam que já fazem mais de dez meses desde as primeiras promessas da gestão e que até o sistema de iluminação é um dos mais abandonados. O excesso das chuvas tem aumentado o prejuízo sofrido por essas famílias, sendo o estopim para que eles organizassem o protesto nas ruas da cidade.

Após acompanhar de perto as manifestações, o prefeito Júlio Cezar se reuniu com moradores dos dois conjuntos para tentar entrar em acordo sobre a conclusão dessas obras. Em nota, ele afirmou que conseguiu acordar, com os moradores, inicialmente, a resolução dos problemas com abastecimento de água e energia. Ele aproveitou para se defender das acusações de descaso com o município e fazer apologia da falta de serviços prestados à falta de verba federal repassada.

“Desde que começamos a gestão temos lutado para ver as obras dos dois conjuntos concluídas. Inclusive, eu e o promotor de Justiça Rogério Paranhos conversamos semanalmente sobre isso. Temos uma série de reclamações dos moradores e elas são mais do que justas. Eles querem água encanada e energia nas casas, e a prefeitura vem atendendo algumas outras reivindicações. As pessoas sonharam a vida inteira em ter suas casas próprias e queremos que este sonho deixe de ser pesadelo e se torne realidade. Estamos dispostos a ajudar, mas também precisamos que eles acompanhem o nosso trabalho, que está sendo feito com diversos órgãos envolvidos para assegurar que as obras dos conjuntos sejam concluídas”, declarou Júlio Cezar.

Segundo moradores, uma liminar já havia sido divulgada para que houvesse pelo menos o abastecimento elétrico com 800 lâmpadas em parceria com a Eletrobrás, mas somente cerca de 100 foram acrescentadas. A questão da infraestrutura dos conjuntos também é relatada pela falta de calçamento, ocasionando o excesso de lama nos períodos chuvosos.

“Hoje nós fizemos uma estrada braçal para que possamos transitar, sem isso, estaríamos até presos na região. O conjunto Brivaldo Medeiros tem calçamento até certo ponto. Além disso, existe uma liminar que cerca de 800 lâmpadas eram pra terem sido implantadas nos dois conjuntos e até agora no máximo 100 lâmpadas foram trocadas. Nós ficamos sujeitos a quedas, lesões dentre outros problemas que essa falta de infraestrutura pode nos causar. Até filhote de jacaré nós encontramos na região sucateada”, ressaltou Maria Rodrigues, moradora do conjunto Brivaldo Medeiros.

A previsão é que esses serviços sejam revistos somente após a resolução dos itens renegociados entre o prefeito e os moradores, neste caso, o fornecimento correto de água e luz.