Acidentes

'Gatos' causam acidentes graves envolvendo redes de distribuição de energia

Por Assessoria 31/07/2017 08h08
'Gatos' causam acidentes graves envolvendo redes de distribuição de energia
Equipes da Sima fecharam todas as ligações clandestinas - Foto: Secom/Maceió

Além de ser um crime previsto no código penal brasileiro, a prática das ligações clandestinas de energia elétrica, os famosos “gatos”, está entre as principais causas de acidentes graves envolvendo redes de distribuição de energia, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

A Eletrobras Distribuição Alagoas alerta que o risco de choque elétrico na realização dos “gatos” são muitos: os dispositivos localizados dentro da caixa de medição e os cabos energizados ligados à rede só devem ser manuseados por pessoas devidamente capacitadas e autorizadas pela Eletrobras. Além do perigo de descargas elétricas, a segurança das instalações e dos moradores fica comprometida.

Ligações clandestinas podem também ocasionar outros problemas junto ao sistema elétrico: a Eletrobras já registrou ocorrências de curtos-circuitos e queima de transformadores provocados por irregularidades que prejudicavam a qualidade da energia na vizinhança. Alguns casos colocaram em risco até mesmo a segurança de transeuntes.

Eficiência Energética: Em períodos de calor, os aparelhos de ar condicionado proporcionam alívio e refrigeração nos ambientes. A Eletrobras dá orientações para o uso eficiente dos equipamentos. Quando o aparelho estiver ligado, o consumidor deve manter portas e janelas fechadas.

Manutenções periódicas também favorecem o uso eficiente de energia: filtros sujos e vazamentos de gás diminuem a eficiência e levam a um consumo maior. Os aparelhos devem ainda ser instalados em locais altos, sem obstáculos para a ventilação e protegidos do sol.

As dicas desse domingo (30) encerram a XI Semana Nacional de Segurança, uma iniciativa da Abradee e da Eletrobras.