Política

Pesquisa revela desaprovação de Teófilo e preferências de arapiraquenses para Governo e Senado

Por 7 Segundos Arapiraca 26/07/2017 06h06
Pesquisa revela desaprovação de Teófilo e preferências de arapiraquenses para Governo e Senado
Saiba porque Arapiraca será decisiva nas eleições 2018 - Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (25) revelou que 71% dos arapiraquenses desaprovam a administração do prefeito Rogério Teófilo. Segundo o estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública (Ibrape), passados sete meses do início da nova gestão na cidade de Arapiraca, apenas 23% dos cidadãos aprovam o trabalho desenvolvido, enquanto 6% não sabem ou não quiseram opinar.

Questionados como está sendo a nova gestão, 47% dos cidadãos arapiraquenses responderam que é péssima, 18% regular, 17% ruim, 12% bom, 4% não souberam responder e 2% classificaram como ótima.

A pesquisa também comparou o trabalho com o desenvolvido pela prefeita antecessora, Célia Rocha: 51% disseram que está pior, 18% não souberam ou não quiseram responder, 17% acreditam que está melhor e 14% igual.

Sobre as próximas eleições para o Executivo Municipal, 46% responderam não saber quem apoiar, 42% disseram fazer oposição ao atual governo e 12% reafirmaram apoio à Teófilo.

Em relação a gestão de Michel temer, 89% desaprovam, 7% aprovam e 4% não sabem ou não quiseram opinar.  Segundo a pesquisa, 63% dos arapiraquenses classificam a gestão do país como péssima, 19% ruim, 9% regular, 4% boa, 4% não souberam responder e 1% como ótima. No quis diz respeito ao governo estadual, de acordo com o estudo, 59% aprovam o governo de Renan Filho, 30% desaprovam e 11% não sabem ou não quiseram opinar.

Eleições 2018

O Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública também levantou as preferências dos arapiraquenses para governo e presidente nas eleições marcadas para outubro de 2018.

Governo Estadual

Para governo estadual, Renan Filho lidera com 41% das intenções e o prefeito de Maceió Rui Palmeira, apontado como possível principal candidato de oposição, aparece com 16%. Em seguida, JHC aparece com 3% e Mário Agra 2%. Os votos brancos e nulos somam 20% e indecisos 18%.

Senado

Na disputa pelo senado, Renan Calheiros e Teotonio Vilela aparecem empatados na preferência dos eleitores arapiraquenses, ambos com 29% das intenções.  Em seguida, aparece Benedito de Lira com 16%, João Caldas com 10% e Marx Beltrão com 9%. O votos brancos e nulos somam 26% e indecisos 20%.

Presidente

O ex-presidente Lula aparece com 45% da preferência dos arapiraquenses. Já o polêmico Jair Bolsonaro  tem 11%, Marina Silva 9%, Geraldo Alkmin 3%, Ciro Gomes 2% e João Dória 1%. Os votos brancos e nulos somam 17% e indecisos 10%.

Metodologia

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 800 eleitores, maiores de 16 anos, no dia 22 deste mês. Segundo o Ibrape, o nível de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro máxima de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos no total da amostra.

As amostras foram coletadas nos bairros Alto do Cruzeiro, Arnon de Mello, Cidade Nova, Mangabeiras, Baixa Grande, Eldorado, Cavaco, Baixão, Zelia Barbosa, Poço Frio, Bananeira, Balsamo, Belo Jardim, Bom Jesus, Bom Sucesso, Massaranduba, Baixa Grande, Brasília, Cacimbas, Canafístula, Capim, Teotônio Vilela, Canaã, Catitus, Cazuzinhas, Padre Antônio Lima, Brisa do Lago, Centro, Brasiliana, Santa Edwiges, Capiatã, Frei Damião, Alfaville, Bela Morada e Cidade Sorriso.

Constam ainda os bairros Vila São Francisco, Fernandes, São José, Bom Nome, Santa Esmeralda, Novo Horizonte, Jardim Maria, Residencial Boa Vista, Recanto Boa Vista, Primavera, João Paulo, II, Planalto, Cohab Nova, Cohab do Planalto, Novo Planalto, Pau D’arco, Batinga, Nova Esperança, Boa vista, Morada, Nilo Coelho, Jardim Esperança, Jacarandá, Rosa Amélia. Adalberon Rocha, Verdes Campos, Chácara das Palmeiras e Guaritibas.