Agreste

AABB Comunidade é lançado em Palmeira dos Índios

Programa vai beneficiar 100 crianças e adolescentes do município

Por Assessoria 26/07/2017 08h08
AABB Comunidade é lançado em Palmeira dos Índios
AABB Comunidade é lançado em Palmeira dos Índios - Foto: Diego Wendric

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, o Ministério Público Estadual de Alagoas, o Banco do Brasil, a Fundação Cultural Banco do Brasil, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e a Rede de Proteção à Infância e à Juventude de Palmeira lançaram hoje (25) o programa AABB Comunidade. A partir de agora, o município é o 10º em Alagoas a integrar o programa. Para este ano, 100 crianças e adolescentes passarão a contar com atividades educacionais e esportivas, no contraturno escolar, mas a tendência é que a partir de 2018 este número dobre.

De acordo com o promotor de Justiça Rogério Paranhos, que há anos lutava para o programa fosse implantado no município, a emoção e alegria em concretizar um sonho antigo tomaram conta de todos os envolvidos na ação. “Assim que o prefeito Júlio Cezar foi eleito, uma semana depois já estávamos batendo na porta dele para falar sobre este projeto e já fomos acolhidos por ele. A família é muito importante em todo este processo e peço que cada um participe, junto com seu filho, e que cuidem da AABB, que agora é uma sede para lazer, práticas esportivas e para o crescimento de cada um que aqui está. Estou muito feliz por este sonho ter se realizado hoje e agradeço a todos os envolvidos neste processo”, disse o promotor.

Para a coordenadora do AABB Comunidade em Palmeira Rafaelle Paulino, um novo ciclo será iniciado na vida das crianças e adolescentes inseridos no programa. “As condições adversas não nos deixavam ter êxito, mas foi feito um esforço coletivo para que isso acontecesse. Agora, as vitórias virão e, já somos recompensados por termos sido selecionados, entre tantos municípios brasileiros”, ressaltou.

O gerente do Banco do Brasil em Palmeira dos Índios Josiedson Moura disse que o programa AABB Comunidade foi muito sonhado e planejado até ser posto em prática. “A partir de agora, o programa é de toda a comunidade palmeirense. E é para todas estas crianças que entregamos este sonho”, declarou.

Para o prefeito Júlio Cezar, o Banco do Brasil fez um gesto nobre ao abrir as portas da instituição para as crianças e os adolescentes. “Talvez por falta de compromisso de outros gestores, Palmeira não conseguia mais trazer o AABB Comunidade para o município. Mas graças ao empenho de cada um que aqui está isto foi possível. O que fizermos a uma criança, agora, é o que ela fará no futuro", ressaltou.

E completou. "Como diria Platão ‘Educai as crianças e não será preciso punir os homens’. Por isto, a cada ano, vamos aumentar o número de crianças e adolescentes beneficiadas com o programa. Para o ano que vem teremos duzentos, em 2019 trezentos e em 2020 serão quatrocentos. Temos que estabelecer o que é importante para o nosso governo e a educação é uma das nossas prioridades. É a educação que leva o ser humano para os mais altos postos da vida”, finalizou o prefeito.

O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Programa, que tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.