Cidades

Cavalgada em homenagem a Padre Cícero está confirmada em Lagoa da Canoa

Associação tentou impedir prefeitura de promover evento

Por 7 Segundos 20/07/2017 20h08
Cavalgada em homenagem a Padre Cícero está confirmada em Lagoa da Canoa
Justiça confirma realização de cavalgada em Lagoa da Canoa - Foto: Internet

Após impasse judicial, a Prefeitura de Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano, vai conseguir realizar a 15ª edição da tradicional Cavalgada de Padre Cícero neste domingo (23). A decisão é do Juiz José Miranda Santos Júnior, da Comarca de Feira Grande.

A Associação Abraçando Vidas, que seria comandada pelo ex-prefeito da cidade, Jair Soares Lima, o Jairzinho, tinha ingressado com um mandado de segurança contra a atual gestora da cidade, Tainá Veiga, alegando que a realização do evento aconteceria de forma irresponsável.

Segundo populares de Lagoa da Canoa, o ex-prefeito tinha marcado outra cavalgada na cidade, também no dia 23, alegando ser dono dos direitos do evento, mas a Justiça entendeu que a Cavalgada de Padre Cícero é parte do calendário do Município e autorizou a realização, apenas, pela atual prefeita.

Na decisão, o juiz também descartou a acusação de que a prefeita Tainá Veiga estivesse agindo de forma irresponsável para a realização da cavalgada.  “O Município de Lagoa da Canoa agiu com cautela, pois informou com antecedência à autoridade responsável pela ordem pública”, trouxe um trecho da decisão.

“Se os grupos políticos da cidade não conseguem se respeitar nem na realização de uma cavalgada, o que devemos esperar em outras situações? É muito triste que o Poder Judiciário tenha que enfrentar esse tipo de questão”, lamentou o magistrado na publicação. Além de autorizar a realização somente por parte da Prefeitura, o juiz condenou a Associação Abraçando Vidas, autora, do processo a pagar as custas processuais. 

A Cavalgada de Padre Cícero é tida atualmente como uma das manifestações mais tradicionais da cultura e da religiosidade do interior de Alagoas.