Educação

USP perde posto de melhor universidade da América Latina

A Unicamp agora é a melhor universidade da região

Por InfoMoney 20/07/2017 10h10
USP perde posto de melhor universidade da América Latina
USP - Foto: Marcos Santos/USP

O ranking de melhores universidades da América Latina para 2017 da Times Higher Education, publicação mais tradicional sobre o prestígio de universidades, foi divulgado nesta quinta-feira (20) e aponta que a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) agora é a melhor universidade da região. De acordo com a publicação, o motivo da ascensão da Unicamp foi a melhora em sua pontuação por citações e reconhecimento do mercado.

É a primeira vez que a USP (Universidade de São Paulo) passa a ocupar a segunda posição no ranking da América Latina, divisão regional criado pela publicação no ano passado. No ranking global, ela ainda fica à frente da Unicamp.

Foram avaliadas 81 universidades da América Latina, sendo que, das 10 melhores, o Brasil marca presença com cinco instituições: além da Unicamp e USP, também aparecem a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) também estão entre as 10 primeiras.

Já entre as 50 melhores universidades do ranking, o Brasil conta com 18 nomes, número menor do que o apresentado no ano passado, de 23. Cerca de 20 universidades brasileiras caíram posições no ranking.

São avaliados 13 indicadores para a classificação das universidades, divididos em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisa (volume, renda e reputação), perspectivasinternacionais (pessoal, alunos e pesquisa), lucro industrial (transferência de conhecimento), citações (influência nas pesquisas) e exclusões.

Além das brasileiras, também estão entre as 10 melhores do ranking universidades chilenas, colombianas e mexicanas. Confira a seguir as 25 primeiras universidades do ranking: