Saúde

Falta de viaturas novas no Samu é culpa do Governo Federal, acusa Renan Filho

"O Brasil está de joelhos"

Por 7 Segundos Arapiraca 18/07/2017 11h11
Falta de viaturas novas no Samu é culpa do Governo Federal, acusa Renan Filho
Renan Filho - Foto: Ricardo Alexandre

É só fazer uma busca rápida no Google que várias notícias, de cidades e estados diferentes, indicam ambulâncias paradas para consertos, a falta delas ou a diminuição da frota. Em Alagoas, a situação não é diferente. Na cidade de Arapiraca, por exemplo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está utilizando viaturas emprestadas do Corpo de Bombeiros. 

O governador Renan Filho confirmou a deficiência do serviço no estado mas disse que a responsabilidade de comprar ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) era do Governo Federal, que por falta de gestão não mantém programas. A declaração foi dada nesta terça-feira (18), durante entrega de 15 ambulâncias para transporte sanitário, em Maceió.

“Eu tenho observado o noticiário e o Samu parou, a frota está sucateada porque o governo simplesmente não manda mais viaturas. O Brasil está de joelhos”, lamentou Renan. Mas o governador disse que apesar da crise política e econômica do Brasil, o Samu Alagoas vai funcionar, em todas as bases, com ambulâncias novas e, inclusive, com veículos novos de reserva. 

Ele informou que o governo de Alagoas licitou 40 ambulâncias e até o final deste mês, como informado pelo 7 Segundos nessa segunda-feira (17), chegam, diretamente da Bahia, 20 viaturas. “A frota será 100% renovada, não vai haver mais custos de manutenção e o atendimento ao cidadão vai melhorar”, garantiu.

As 20 outras ambulâncias também serão produzidas na Bahia e chegarão em breve.