Educação

Prefeitura apresenta nova proposta, mas diretoria já sinaliza continuação da greve

Proposta será avaliada oficialmente em Assembleia na tarde desta terça (18)

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 18/07/2017 08h08
Prefeitura apresenta nova proposta, mas diretoria já sinaliza continuação da greve
Rogério Teófilo - Foto: 7 Segundos

A Procuradoria Geral do Município de Arapiraca encaminhou nessa segunda-feira (17) ao Tribunal de Justiça de Alagoas e ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) – Regional Arapiraca, resposta da assessoria técnica da Prefeitura Municipal acerca do encaminhamento feito na reunião de conciliação ocorrida entre as partes, na sede do TJ, na última quinta-feira (13).

O Parecer Técnico ratifica o parecer anterior, ou seja, confirma o impacto, pós-análise, sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, quando aplicado o reajuste salarial sugerido. O parecer confirma o que já havia sido explicitado no anterior: o reajuste de 2,33% é o único caminho possível em se tratando do ano de 2017.
 
O prefeito Rogério Teófilo, porém, amplia a proposta anterior, a saber: no lugar do reajuste vigorar a partir de agora, com pagamento em setembro, o Projeto de Lei a ser enviado à Câmara será retroativo à data-base da categoria, isto é, abril de 2017. Com isso, o impacto será R$ 1.260.000,00 entre os servidores ativos e aposentados, no mês de setembro.

Além disso, a Prefeitura se compromete (como já havia colocado em nota oficial) a repassar os 70% dos salários do mês de junho, de forma imediata, assim que os servidores voltarem ao trabalho e for pactuado a reposição das aulas, com calendário que não prejudique o ano escolar;

Por fim, o prefeito determinou ao presidente da Mesa Permanente de Negociação Salarial, a revisão do percentual definido, no final do ano. Ou seja, apesar de só poder se comprometer com os 2,33%, a Prefeitura pode voltar a discutir com os servidores novos números, já que o diálogo nunca deixou de estar aberto com qualquer categoria. Porém, o novo patamar estará sujeito ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); melhoria da receita municipal; resultado final do Censo dos Servidores e auditoria da Folha de Pagamento e a melhoria do atual cenário de incertezas que dominam a política, a economia e a sociedade brasileira.

O que diz o Sinteal Arapiraca 

Ao conversar com o presidente do órgão, o sindicalista André Luís, pelo telefone, ele disse ao 7 Segundos que uma posição oficial só após a Assembleia com a categoria, que está marcada para esta terça-feira (18), às 15h, na escola Hugo Lima.

A "nova" proposta será debatida e o documento avaliado, já que é a categoria quem decide pelo fim ou não da greve, mas já existe uma objeção por parte da diretoria, que acredita que a greve vai continuar pelo valor ser muito abaixo do pleiteado.