Arapiraca

Hemoar esclarece dúvidas sobre doação de sangue

Capacidade de atendimento limita trabalho do hemocentro

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 11/07/2017 13h01
Hemoar esclarece dúvidas sobre doação de sangue
Hemoar - Foto: Internet

O estoque zerado de sangue tipo O positivo no Hemoar (Hemocentro Regional de Arapiraca) fez com que a direção do órgão estadual apelasse à imprensa para sensibilizar a população. A convocação feita na última sexta-feira (07) em emissoras de rádio e no 7 Segundos gerou o resultado esperado, oportunidade para o Hemoar esclarecer algumas dúvidas sobre a doação de sangue em Arapiraca.

“Nós dispomos de quatro cadeiras na sala de coleta, onde os doadores passam de 15 a vinte minutos doando sangue depois de ter feito cadastro, o teste hematócrito (que detecta se o paciente está com anemia) e ainda a avaliação clínica por profissional médico”, explica a assistente social Ruth Neide Barbosa sobre a capacidade de atendimento diário do Hemoar, 80 pessoas por dia.

Eventualmente, a unidade móvel do hemocentro reforça o serviço em Arapiraca, duplicando a capacidade diária de atendimento do Hemoar. Um situação recente aconteceu logo após a tragédia que envolveu dois ‘amarelinhos’, ônibus destinados ao transporte de estudantes que colidiram na rodovia AL-110 na noite de 30 de março.

A tragédia gerou mortes e feridos, drama seguido de grande comoção popular e alta procura por doação, o que obrigou o Hemoar a trabalhar conjuntamente com a sede e a unidade móvel. O resultado foi a coleta de sangue de cerca de 300 doadores para a situação excepcional.

A capacidade de atendimento que impõe limites ao trabalho do Hemoar nem sempre é compreendida por quem pretende doar sangue. Outro fator a ser considerado é o prazo de validade das bolsas coletadas, 35 dias contados a partir da data de doação. Se o estoque de determinado tipo sanguíneo está em alta, é inviável coletar mais bolsas para evitar perdas por conta do período de validade do material.

“Por isso às vezes as pessoas não entendem quando informamos que não iremos fazer a coleta. Não estamos dizendo que não queremos aquele tipo de sangue, é por motivo de não correr o risco de perder material por conta do prazo de validade da bolsa”, reforça a assistente social do Hemoar.

“O nosso povo muito é solidário, somente ontem (segunda-feira, 10) nós recebemos 95 pessoas que souberam da situação crítica do nosso estoque de O positivo, então nós queremos agradecer publicamente a colaboração de todos, de vocês da imprensa e das pessoas que se dispuseram a doar sangue”, declarou Ruth Barbosa durante retorno à redação do 7 Segundos nesta terça-feira (11).

Quem quiser doar sangue, o Hemoar funciona na rua Geraldo Barbosa Lima, número 49, Centro de Arapiraca. O hemocentro abre de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 17h30. Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, sofre de arritmia cardíaca, pegou malária ou tem asma não pode doar sangue de forma definitiva.

O impedimento temporário acontece para quem estiver gripado, com febre, gripe e tenha passado por alguma cirurgia recente. Gestantes e mulheres que estão amamentando também não podem doar.