Arapiraca

Pela primeira vez, estoque do sangue 0+ está zerado e Hemoar pede ajuda da população

O órgão tem um carro à disposição para transportar doadores

Por Laís Pita 07/07/2017 12h12
 Pela primeira vez, estoque do sangue 0+ está zerado e Hemoar pede ajuda da população
Assistente social do Hemocentro de Arapiraca, Ruth Neide Barbosa - Foto: Laís Pita

Na manhã desta sexta-feira (07), a assistente social do Hemocentro de Arapiraca, Ruth Neide Barbosa, visitou veículos de comunicação da cidade localizada no Agreste de Alagoas, inclusive esteve na redação do 7 Segundos, para divulgar uma situação nunca vista no Hemoar: o estoque do sangue 0+, que é o mais comum, está zerado.

De acordo com a assistente social, o sangue 0+ representa 36% da população, o que gera uma demanda muita grande. Tanto é que no mês de junho, o Hospital Chama, que é um dos 14 hospitais abastecidos pelo Hemoar, necessitou de 459 bolsas do sangue em questão – o que corresponde a 50% do que foi coletado.

Em contrapartida a isso, a frequência de doadores neste período de chuva, diminui. “Mas é importante que a sociedade tenha consciência, visto que este papel de doação de sangue é único e exclusivamente responsabilidade de cada pessoa”, disse Ruth Neide.

Além disso, para aumentar o estoque, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou um carro, com capacidade para 15 pessoas, para atender doadores de empresas, instituições escolares e religiosas. O veículo está à disposição nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira. Para agendar, basta que o interessado ligue para os números 3521-4934 ou 3539-8285 e pedir para falar com o setor de serviço social.

A título de esclarecimento, estão impedidos definitivamente de doar quem teve câncer, hepatite após os 11 anos, quem tem arritmia cardíaca, malária ou asma. Agora, quem está impossibilitado apenas temporariamente, são as mulheres que estão amamentando ou grávidas, ou quem estiver gripado, com febre e passado por alguma cirurgia, como procedimento dentário.

A quem interessar, o órgão, que fica localizado na rua Geraldo Barbosa Lima, número 49, no Centro. O Hemoar está aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30. Apesar da situação crítica ser a do 0+, no quadro geral é importante a doação de todos os tipos sanguíneos, visto que a atitude de doação de sangue precisa ser contínua.