Política

“A política é o melhor dos mundos para ser bandido”, afirma Heloísa Helena

Filiada ao partido Rede Sustentabilidade, ex-senadora visitou Arapiraca

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 05/07/2017 21h09
“A política é o melhor dos mundos para ser bandido”, afirma Heloísa Helena
Fiel ao seu estilo, Heloísa Helena fez declarações contundentes em Arapiraca - Foto: Internet

A ex-senadora Heloísa Helena esteve nesta quarta-feira (05) em Arapiraca, Agreste alagoano, onde fez declarações contundentes durante entrevista ao radialista Jairo Campos (Nova FM). Filiada ao Rede Sustentabilidade, ela reafirmou seus compromissos, detonou a corrupção e defendeu a candidatura de Marina Silva.

Fiel ao seu estilo, Heloísa Helena criticou a desonestidade de políticos e eleitores. “Porque o cara é bandido e quer que você seja bandido também. Eu até entendo que alguém queira ser bandido, mas aí querer me obrigar a ser também ou me omitir diante da sua bandidagem, é demais. Se há uma coisa que a política me ensinou é que o poder não muda ninguém, o poder as revela. Se o cara já é bandido, gosta da safadeza, da mentira, da dissimulação, quando ele vai para a política ele está no melhor dos mundos para ser bandido porque tem eleitor que gosta da bandidagem, tem eleitor que gosta de gente cínica”, disparou sobre quem ‘acha ruim’ quando ela bota o dedo nessa ferida.

Ciente do alto preço que paga por assumir, publicamente, as suas verdades, Heloísa Helena disse que continua na política por “obrigação cidadã”, citando as lutas sociais que estão em sua biografia, exercício que a distanciou da carreira acadêmica que poderia ter seguido e que não lhe rende prazer pessoal. Enfermeira e professora por formação, HH disse que entrou “por acaso” na política, quando ninguém queria compor a chapa encabeçada por Ronaldo Lessa que conquistou, no voto popular, a prefeitura de Maceió.

No Senado ou na Câmara de Vereadores da capital alagoana, ela exerceu mandatos que ampliaram projetos sociais priorizados em sua vida. Na contramão dos adversários que têm veículos de comunicação nas mãos, Heloísa disse contar apenas com a ‘generosidade democrática de alguns” órgãos e profissionais da imprensa, rechaçando quem diz que ela nunca fez nada, citando creches construídas em Alagoas e a instalação de equipamentos para tratamento de câncer, avanços que fez por obrigação parlamentar.

“O problema é qual o preço que você quer pagar para receber propina e pagar propina para a emenda ser liberada”, explicou Heloísa Helena sobre a relação corrompida entre parlamentares e governo que ficou explícita com o chamado ‘mensalão’.

“Eu não tenho nenhuma satisfação de ver o que eu falei há 13 anos atrás sendo verdade, isso não me dá alegria porque foi um preço muito grande que o país pagou, quase 15 milhões de desempregados, situação de crise na saúde, na educação, na segurança pública e outras coisas mais. Isso que é investigado hoje na Lava Jato já se identificava na CPI do Mensalão”, comentou sobre o escândalo que envolveu parte da cúpula do PT.

O esquema que levou figuras como Zé Dirceu e José Genoíno para a cadeia é resultado de acordos realizados durante o governo Lula com as ‘bandas podres’ das políticas regionais, conforme disse Heloísa Helena sobre as articulações relacionadas ao projeto de poder do PT, frisando que nem todo petista tem o perfil que traça de alguns membros destacados do Partido dos Trabalhadores.

Ainda sobre as críticas que fazia ao PT e que a levaram para o PSOL, posicionamento mal visto por setores da esquerda e do governo antes e depois do ‘mensalão’, HH afirmou que as críticas são reconhecidas por pessoas que a abordam atualmente.

Filiada ao Rede Sustentabilidade, Heloísa Helena atua em favor de Marina Silva e se declarou impressionada com a crescente intenção de votos para Lula e Bolsonaro.“Eu defendo uma outra candidatura que possa unir o Brasil e que está distante dessa polarização PT/PSDB, dois territórios dominados com o PMDB sempre em torno de algum desses que está no poder. Não estou nem falando em terceira via porque pode ter uma quarta, uma quinta, é impossível analisar a complexidade de uma sociedade como se tivesse apenas dois lados”, analisou durante a entrevista que também lhe questionou se existe político honesto.

“Se a gente disser que não existe ninguém honesto na política, a gente parte do pressuposto que não existe ninguém honesto na sociedade e que todos os eleitores são bandidos, iguais aos políticos bandidos. Eu não tenho dúvida que a maioria das personalidades políticas está vinculada à roubalheira, à corrupção, ao cinismo, à mentira, dissimulação e o enriquecimento ilícito”, destacou, frisando que todos são eleitos pelo voto popular, afastando o entendimento de que os corruptos chegam ao poder graças ao voto dos analfabetos, dizendo que há pessoas coniventes com a desonestidade tanto na favela, como na cobertura do prédio de luxo.

Heloísa Helena frisou ainda que entende o descrédito na política e a venda do voto por pessoas de baixa renda, mas não aceita o mesmo comportamento entre os que têm diploma de nível superior. Apesar de tudo, ela acredita num futuro melhor, o que depende da capacidade de reação da sociedade, conforme declarou.