Agreste

Mesmo com ordem judicial, filha luta para conseguir medicamento do pai com câncer

Justiça solicitou ao Estado a entrega de medicamento, mas até o momento o paciente não recebeu.

Por 7 Segundos 20/06/2017 17h05
Mesmo com ordem judicial, filha luta para conseguir medicamento do pai com câncer
Sesau é responsável pela liberação dos remédios - Foto: Reprodução/ Internet

Patrícia Maria, de Palmeira dos Índios, luta na justiça para conseguir o medicamento de seu pai, Manoel Ferreira dos Santos, de 69 anos, que há três meses não recebe os remédios que precisa para se tratar de um câncer de próstata.

O produto em questão é a Abiraterona, receitado inicialmente em maio do ano passado.  Manoel Ferreira passou a tomar o medicamento em junho de 2016, após uma ação judicial. O uso perdurou até março deste ano.

 Devido ao estágio avançado de sua doença, segundo Patrícia Maria, que está à frente dos cuidados com o pai, foi dada a ele uma nova receita, da qual o paciente precisa tomar por tempo indeterminado.

Não é o que vem acontecendo. Há exatos três meses a filha busca junto à Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) a Abiraterona, e mesmo por uma ordem da justiça, depois de acionar a Defensoria Pública, eles ainda não conseguiram adquirir o medicamento.

Patrícia afirma que neste período, cerca de 20 viagens foram dadas à Sesau, em Maceió, e em nenhum momento foi atendida pelo setor responsável.  Além disso, ligações cotidianas à secretaria foram feitas para pedir informações sobre a compra dos remédios, que mensalmente, têm o valor de R$ 9 mil.

“Precisamos que tomem providência urgente, pois, não só o meu pai, mas todos que precisam desse remédio e que estão sem tomar, vão morrer”, expõe a filha desesperada ao 7 segundos,  que contou ainda que o pai já começou a sentir dores, em decorrência da doença.

O 7 Segundos entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado para saber o motivo de o paciente ainda não receber o medicamento que precisa. Em nota, a Sesau confirmou o processo do caso e afirmou que está a espera de um parecer da Procuradoria Geral do Estado. No entanto, ao ser questionada sobre o prazo para a liberação, a Sesau não respondeu por quanto tempo o paciente ainda terá que aguardar.

Confira nota na íntegra:

A secretaria de estado da saúde (sesau) esclarece que, atendendo a determinação judicial, forneceu ao paciente manoel ferreira dos santos, o medicamento abiraterona, por um período de nove meses. em razão de nova solicitação, para que o fornecimento do medicamento ocorra de forma mensal e, por tempo indeterminado, a sesau incluiu o paciente como usuário da assistência farmacêutica estadual. salienta que, aguarda parecer da procuradoria geral do estado (pge), objetivando que o medicamento seja adquirido em compra anual, por meio de ata de registro de preços, conforme prevê a legislação referente às compras públicas.