Religião

Pentecostes e Eucaristia: palavras-chave para entender o Corpus Christi

Por Extra/ O Globo 15/06/2017 08h08
Pentecostes e Eucaristia: palavras-chave para entender o Corpus Christi
Celebração de Corpus Christi na Catedral Metropolitana do Rio - Foto: Urbano Erbiste

Você sabe o que significa Corpus Christi? Se for católico, deve saber. Se não for, também deveria saber. Afinal, nesta quinta-feira (15) é feriado nacional, justamente por ser Dia de Corpus Christi. Facilita a explicação se você já souber o que é Pentecostes, Santíssima Trindade e Eucaristia. Complicou? O padre Otaviano Almeida, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Centro, ouviu nossas preces. Ele tem as respostas:

"A palavra Corpus Christi é em latim. Então o significado desta palavra significa corpo de Cristo, corpo de Deus. A tradição diz que Jesus, na véspera de sua paixão, reunido com os apóstolos na ceia, instituiu a Eucaristia. Ele disse: ‘Tomai e comei, Tomai e bebei’ e disse: ‘Todas as vezes que vocês fizerem isso em meu nome estarei no meio de vocês’. Então, a Eucaristia, para nós católicos, é a própria presença de Jesus entre nós. É ação de graças. E o Corpus Christi, esta festa que foi criada pelo Papa Urbano, é para ressaltar esta presença do Jesus Eucarístico", explica o padre.

O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa (a morte e a ressurreição de Cristo), que — por sua vez — tem ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.

"Depois que saíram da escravidão no Egito, os judeus chegaram ao Monte Sinai. E ali Moisés recebeu as Tábuas da Lei, os Dez Mandamentos. Todos os anos naquela data, eles celebravam aquela data. Pentecostes é o momento, depois dos 50 dias, que eles se reuniram para festejar a colheita e também a aliança feita com Deus, libertando-os da escravidão no Egito" explica padre Otaviano.

Para os católicos, o Domingo de Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, cinquenta dias após a Páscoa.

"Oito dias depois, temos outra festa, ainda do ambiente Pascoal, que é a da Santíssima Trindade, onde comemoramos Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. Quinta-feira depois, nesta semana, encerrando essas festividades pascoais, é que celebramos o Corpo de Cristo. Na Quinta-Feira Santa, Jesus celebrou a ceia com os discípulos", complementa o padre.

Uma tradição na celebração do Corpus Christi são os tapetes de sal. Eles lembram o momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém.

"A Bíblia diz que Jesus foi recebido como rei em Jerusalém. O povo ia jogando ramos pela rua, formando quase um tapete para a sua passagem. Então, quando saímos com Jesus Eucarístico para as ruas, fazemos esta homenagem à passagem dele, colocando os tapetes. Hoje, as pessoas têm criatividade. Fazem tapetes ornamentais" assinala.

Para o mitólogo José Carlos Leal, a celebração de Corpus Christi mostra que a Igreja valoriza não só o espírito, mas também o corpo de Cristo

"O corpo místico do Cristo é o que garante a nossa integridade enquanto cristãos. Então, velar por esse corpo, aproximar-se desse corpo, adorar esse corpo, é necessário. E para isso é preciso sempre, quando há um caso desses, criar um dia. E o mito é renovado para não ser esquecido. Ora eu sei que o corpo de Jesus é fundamental para mim. Mas se eu não tiver um dia para isso, desaparece. Então todo ano Jesus nasce no Natal, morre na Sexta-Feira Santa, mas o seu corpo é consagrado em junho para relembrar sempre a importância de Jesus para cada um de nós", diz Leal.