Cidades

Fornecimento de água em Palmeira dos Índios poderá dobrar nos próximos dias

Por causa das constantes chuvas que têm caído no estado de Alagoas, o nível da barragem de Caçamba subiu, transbordou e vai dobrar o abastecimento de água para o município.

Por Assessoria 15/06/2017 13h01
Fornecimento de água em Palmeira dos Índios poderá dobrar nos próximos dias
Prefeito em reunião com o coordenador de Operação da Casal, Thiago Diógenes, - Foto: Assessoria

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, recebeu, nesta quarta-feira (14), o coordenador de Operação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) Thiago Diógenes, para uma reunião de alinhamento entre a prefeitura e órgão. O aumento de fornecimento de água para a população e a recuperação de trechos danificados nas ruas da cidade estiveram na pauta de discussões. Por causa das constantes chuvas que têm caído no estado de Alagoas, o nível da barragem de Caçamba subiu, transbordou e vai dobrar o abastecimento de água para o município. A barragem de Carangueja, que antes operava com apenas 30% da capacidade total também subiu e, agora, está com cerca de 70% de volume de água.

De acordo com Thiago Diógenes, na próxima semana será iniciada uma limpeza na Carangueja, que ficou parcialmente suja por causa das chuvas. Ele também afirmou que um novo calendário de fornecimento será feito e a demanda de água aumentará para os palmeirenses. “A barragem da Carangueja opera, hoje, com cerca de setenta por cento de sua capacidade total. Mas ela está com muita sujeira que as chuvas trouxeram. Então, estamos realizando a limpeza das chuvas torrenciais e pretendemos atingir um maior nível de elevação, porque temos que pensar nos próximos períodos de seca e de verão. A gente está com a Caçamba transbordando, que está mandando água para Palmeira, e estamos concluindo a transposição dessa água para o município. Já estamos fazendo testes e até a próxima semana teremos mais água em Palmeira. Ou seja, dos trinta por cento que temos hoje vamos dobrar essa capacidade para sessenta por cento, o dobro do que está sendo ofertado”, explicou. 

O prefeito Júlio Cezar, que já tinha solicitado à Casal o anúncio de um novo calendário para abastecimento de água na região, também destacou a importância da recuperação das ruas da cidade, que ficam esburacadas depois que a Companhia realiza reparos nos vazamentos das tubulações de água. “Existem constantes vazamentos na cidade, todos os dias, em decorrência do cronograma e rodízio que a Casal faz. É preciso fazer esses reparos nas ruas, principalmente no Centro da cidade, onde está a estação de tratamento em direção às residências. Nesses trechos, com alta pressão, existem tubulações antigas e, consequentemente, vão romper com maior facilidade. Então, existem alguns trechos da cidade que a gente tem a preocupação de fazer os reparos do vazamento, mas fica o transtorno no pavimento”, ressaltou o prefeito.

E continuou: “com essa parceria entre a Casal e a prefeitura, essas atividades precisam ser intensificadas e aceleradas. A questão é que ainda não temos uma licitação pronta para isso, mas nós vamos ajudar a Casal no que a gente puder, pois ela é nossa parceira. A população precisa da água, mas também precisamos das ruas recuperadas e sem transtornos. Então, a gente não está cobrando somente da Casal que resolva esse problema, mas a Prefeitura também vai ajudar no que puder na recuperação dessas ruas”, garantiu o prefeito.