Alagoas

Empresa que fraudava diagnóstico de glaucoma já teve serviço suspenso pelo MS em 2012

Por 7 Segundos com informações da Defensoria Pública 13/06/2017 16h04
Empresa que fraudava diagnóstico de glaucoma já teve serviço suspenso pelo MS em 2012
Empresa fraudava diagnóstico de glaucoma - Foto: Ilustração

O Ministério da Saúde havia suspendido o repasse de verbas para as empresas de oftalmologia investigadas na "Operação Hoder" da Polícia Federal.  A suspensão ocorreu em 2012, quando foi feita uma auditoria pelo Datasus, que constatou irregularidades praticadas pela clínica no período de 2008 a 2011. Foi descoberto um desvio de R$ 9 milhões. 

Na época, a população ficou desassistida pelos medicamentos para o tratamento do glaucoma. A Defensoria Pública de Alagoas havia ingressado uma ação civil pública em março de 2012 para que o poder público prestasse o serviço à população sem que houvesse a participação das empresas e dos sócios delas  apontados na investigação. 

A liminar foi deferida pela juíza Ester Manso, no entanto, no fim do mesmo ano, após um agravo de instrumento ingressado pelo município, o Tribunal de Justiça suspendeu a decisão permitindo que as clínicas continuassem a prestar serviços ao SUS.

A Operação Hoder foi deflagrada na manhã desta terça-feira, pela Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus). A ação foi realizada em Alagoas e mais três estados. Duas pessoas foram presas em Alagoas e um médico também foi detido, no entanto, a Polícia Federal não forneceu informações de onde ele é. 

Saiba mais: Médicos criam falso diagnóstico e põem em risco saúde de pacientes para desviar recursos do SUS