Cultura

Gratuito, projeto “Cultura na Praça” retorna neste mês de São João

Por Assessoria 02/06/2017 06h06
Gratuito, projeto “Cultura na Praça” retorna neste mês de São João
O início será no próximo dia 5 de junho na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro - Foto: Divulgação

O fole abre e fecha. E o sopro sonoro que sai dentro dele é o mais lindo lamento que o nordestino poderia traduzir, sem dizer palavra.

Por isso, o “Cultura na Praça” está de volta ao Centro de Arapiraca, sendo mais uma vez encabeçado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon. O início será já no próximo dia 5.

O projeto acabou de fazer 5 anos de existência e resistência cultural, com a participação especial de artistas de toda Alagoas, Sergipe, Bahia e Ceará, a contar com muito forró pé-de-serra, coco de roda, vaqueiros aboiadores, emboladores, sanfoneiros e repentistas, entre outros.

O evento tem data e hora marcadas: a partir das 8h, sempre às segundas-feiras, dia da tradicional Feira Livre de Arapiraca, que agrega gente de todo canto do estado e de fora.

O local é a Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura), no Centro da cidade, bem perto do povo que transita por ali.

Por sua vez, a realização do “Cultura na Praça” é da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), em parceria com a Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA).

Segundo Afrísio Acácio, o forró chama e o chão de cimento da praça se torna o novo tablado.

“É muito gratificante ver esse resgate das nossas tradições nordestinas em um ambiente público e isso ser resguardado ano após ano. E o projeto, que é a alegria do povo arapiraquense, volta em boa hora: o São João está logo aí e temos várias atrações para serem trazidas para cá durante o mês de junho. Com certeza, esse danado desse fole vai roncar durante o ano todo, graças ao prefeito Rogério Teófilo”, garante o mestre sanfoneiro.

Ele, inclusive, será uma das figuras centrais dos festejos juninos em Arapiraca em 2017. Espere para ouvir. O evento tem data e hora marcadas: a partir das 8h, sempre às segundas-feiras.