Arapiraca

Secretário de Cultura Lazer e Juventude de Arapiraca participa de audiência pública na ALE

Por Assessoria 02/06/2017 14h02
Secretário de Cultura Lazer e Juventude de Arapiraca participa de audiência pública na ALE
O evento foi realizado na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

O secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, Silvestre Rizzattto, participou na manhã e início da tarde de quarta-feira (31), da audiência pública “Políticas públicas destinadas ao desenvolvimento cultural de Alagoas” proposta pelo deputado estadual Rodrigo Cunha(PSDB).

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa e contou com a presença da secretária da Cultura do Estado, Melina Freitas e de Marcos Sampaio, representando o prefeito Rui Palmeira, além de outros gestores municipais de cultura e vários representantes de movimentos artísticos e culturais do estado. A audiência proporcionou um rico debate entre o poder público e a sociedade civil organizada.

O secretário Silvestre Rizzatto destacou a importância da implantação de secretarias de cultura nos municípios alagoanos e sua institucionalização, alinhando-se com as propostas contidas no Plano Nacional de Cultura. Frisou que a visão governamental não pode ser limitada sobre mestres, artistas, artesãos, produtores de cultura local, assim como no que diz respeito a demanda consumidora de produtos/serviços culturais existentes, mas também no aspecto do todo cultural e na identidade cultural de cada região. “Sabemos que a cultura em alguns municípios é apenas um departamento ou até uma coordenação associada a outra secretaria, e isso não apenas torna frágil a valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais, mas também compromete a identidade cultural do município, além de seu desenvolvimento social e econômico, porque a cultura está intrinsecamente ligada a esses dois fatores”, finalizou.

A tribuna foi utilizada por dezenove participantes que colocaram inúmeras pautas reivindicativas ao poder executivo e legislativo, porém o assunto unânime foi a urgência de uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A representante do MOVA – Movimento Cultural Alagoano, Nina Magalhães, em seu discurso sobre o fomento à cultura através de fontes e modos de financiamentos, foi enfática na importância do Fundo Municipal de Cultura e da ampla discussão com todos os setores culturais na construção da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Após o evento o secretário Silvestre Rizzatto fez inúmeros contatos para futuros projetos. Entre eles com o cantor alagoano Geraldo Cardoso, com o vereador de Maceió Lobão (defensor da bandeira do rock), com o ator Chico de Assis, que em breve estará em Arapiraca ministrando curso de atores através da parceria entre Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca e Secretaria de Cultura do Estado, e com a coordenadora regente do Coretfal, no sentido de viabilizar a realização de um encontro de corais em Arapiraca.

Encontro Alagoano de Gestores de Cultura

Arapiraca marcou presença no Encontro de Gestores de Cultura, no dia 26.04, no Misa, em Maceió. O evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado teve como principal objetivo apresentar a estrutura operacional, áreas de atuação, objetivos estratégicos das superintendências da SECULT e o cronograma de atividades voltadas ao bicentenário de emancipação política de Alagoas.

Durante o evento a secretária Melina Freitas ressaltou a abertura de diálogo e parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado e os gestores municipais de cultura. O secretário Silvestre Rizzatto, ao fazer uso da palavra, frisou a importância do momento para o cenário cultural alagoano. “A presença de cinquenta e três municípios no evento deixa claro o interesse dos gestores em efetivamente ter maior participação em ações culturais apoiadas pelo estado”, comentou Rizzatto.

Silvestre, também colocou a importância da SECULT realizar capacitação em editais visando orientar os gestores e produtores culturais na leitura e interpretação correta dos editais lançados pelo governo estadual.  "Muitos municípios deixam de participar ou inscrever seus artistas, mestres, ou mesmo grupos por não entender a dinâmica colocada no processo, é importante que haja a participação de um número significativo de contemplados que representem os vários municípios alagoanos", finalizou.