Alagoas

AMA cancela reuniões e monta plantão da Defesa Civil

Por 7 Segundos com assessoria 27/05/2017 15h03
AMA cancela reuniões e monta plantão da Defesa Civil
CGU apresenta avaliação sobre Brasil Transparente na AMA - Foto: Divulgação

Em virtude das fortes chuvas que caem em Alagoas nos últimos dias, a Associação dos Municípios Alagoanos cancela as reuniões programadas para segunda-feira (29) e em parceria com o Governo do Estado monta um plantão a partir das 9h, no auditório Aquatunes, no Palácio. 

O plantão vai reunir a Defesa Civil, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Corpo de Bombeiros para montar um levantamento junto aos prefeitos da situação dos municípios e fazer um planejamento das ações que serão tomadas.

Segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley, as cidades mais atingidas estão com suas coordenadorias de Defesa Civil municipal em alerta e trabalhando intensamente nas regiões de risco. “Estamos contando com o apoio do Governo do Estado para minimizar os efeitos e auxiliar as possíveis vítimas. A reunião de segunda-feira vai servir para traçar um panorama mais completo e planejar as ações”, afirmou.

A AMA montou uma estrutura durante o final de semana para receber donativos para os desabrigados, a campanha de doação de agasalhos, lençóis, alimentos não perecíveis e materiais de higiene segue durante a semana na sede da entidade localizada no Farol, na Avenida Dom Antônio Brandão, 218. O que for arrecado será distribuído nos municípios atingidos.

Prefeituras, como Maceió e Marechal Deodoro, já decretaram situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública. Na capital alagoana já foram confirmadas 4 mortes, diversos deslizamento de barreiras e mais de 100 desabrigados. Em Marechal, são mais de 200 famílias atingidas pelas chuvas. 

Em breve uma nova data será divulgada para as reuniões que foram canceladas e tinham as seguintes pautas: Erradicação ao Trabalho Infantil com MPT; Apresentação de parcerias e soluções para os Gestores Municipais do Banco do Brasil; Apresentação da Escala Brasil Transparente/2017 e cumprimento da Lei de Acesso a Informação com a CGU.

Cidades Ribeirinhas

As chuvas também estão elevando os níveis dos rios, causando preocupações para os municípios ribeirinhos. Segundo informações do boletim emitido pela Sala de Alerta da Semarh, atualizado às 10h deste sábado (27), foi verificada a permanência no aumento dos níveis dos rios no Vale do Paraíba, em limite de transbordo de calha na parte média da bacia.

Foi observado ainda que na parte alta do município de Quebrangulo a Viçosa, o rio continua subindo, porém com pequena variação. Já na parte baixa das cidades de Cajueiro a Atalaia, ainda há tendência de uma elevação maior, podendo chegar a ainda mais por 50 cm.

Em relação à Bacia do Mundaú, na parte vinda de Pernambuco até o município de São José da Laje, os níveis ainda são baixos. Em União dos Palmares, os níveis são mais elevados, no entanto, não representam riscos de transbordo. 

Já as Lagoas Mundaú e Manguaba continuam elevando seus níveis e alagando mais casas as suas margens. Quanto à possibilidade de transbordo do Rio Paraíba. Cabe, neste contexto, cabe a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil avaliar o nível atual e verificar se com o acréscimo de 50 cm (de Cajueiro a Atalaia) poderá atingir casas ou não.