Cultura

“Viagem ao Mundo da Leitura” abre semana com exposição de artes de estudantes

Por Assessoria 23/05/2017 06h06
“Viagem ao Mundo da Leitura” abre semana com exposição de artes de estudantes
Semana de literatura em Arapiraca - Foto: Divulgação

Cerca de 300 alunos da Escola Santa Catarina se envolveram em um projeto voltado para a “1ª Viagem ao Mundo da Leitura”, que teve sua abertura nesta segunda-feira (22) na Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, bairro do Centro.

No local, logo na entrada, há mosaicos, maquetes, bonecas de pano, fantoches, peças de artesanato, e pinturas feitas pelos estudantes do 6º ao 9º ano em reverência ao escritor brasileiro Monteiro Lobato e sua obra magna, o “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

As peças feitas com tinta e pincel passeiam pelo impressionismo – trazendo a mimética da paisagem do interior, do sítio – indo até o surrealismo, com links mais atuais ligando a temática a seriados do Netflix como “13 Reasons Why”, com Monteiro na cena.

“Esta é a aplicação prática dos nossos estudos teóricos sobre o assunto. E os alunos interagem muito mais com esse tipo de atividade. Eles aprendem com o sorriso no rosto, porque é algo que ativa a criatividade de todos e o trabalho em equipe. Essa exposição mostra muito do que eles são capazes”, diz o professor de Filosofia e Artes, Joel Carlos dos Santos, orgulhoso com o resultado.

Segundo ele, a 1ª Viagem ao Mundo da Leitura recebeu apenas parte do material confeccionado em sala de aula. Lá na Escola Santa Catarina, existe há mais de uma década o “Literarte”, projeto interdisciplinar que acolhe a todos com a leitura de quatro livros paradidáticos por ano. Ao final, um deles é escolhido para ser trabalhado.

Ao longo dessa semana, ocorrerão várias visitas por parte das escolas de Arapiraca à Casa da Cultura.

A programação é vasta: nesta terça-feira (23), por exemplo, o dia começa com a palestra “Da Invenção da Escrita ao Conhecimento Universal Propagado nos Livros”, com o professor Luís Carlos Soares, às 9h, e o papo com osescritores Milene Lima, Breno Airan e Cartuxo, às 15h, no auditório.