Sertão

Universitários reivindicam direito a transporte escolar negado pela prefeitura de Major Izidoro

Por Suca Fagundes 19/05/2017 08h08
Universitários reivindicam direito a transporte escolar negado pela prefeitura de Major Izidoro
Major Izidoro - Foto: Divulgação

Os estudantes universitários estão indignados com a gestão municipal de Major Izidoro que emitiu despacho público se recusando a conceder o transporte intermunicipal. Com isso, fica inviável o acesso às cidades circunvizinhas as quais têm centros de ensino superior.

Em abril, cerca de 35 alunos fizeram um abaixo assinado e enviaram para a prefeitura. Somente neste mês houve uma resposta concreta, segundo informou uma universitária que pediu para não ser identificada na matéria. Ela explicou a nossa reportagem que o gabinete da atual gestora, Santana Mariano, emitiu um parecer nessa quinta-feira (18) indeferindo o pedido.

Confira a seguir o documento emitido pelo executivo municipal,o qual foi cedido ao 7 Segundos:

Ainda de acordo com os denunciantes, a única opção para eles se deslocarem para os municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, onde estudam, incorre no desembolso de R$ 20 por dia. O que fica muito caro para muitos deles.

Além disso, a revolta, conforme depoimento dos estudantes, se dá pelo descumprimento a uma Lei Federal a qual estão respaldados.

O Art. 50 da lei de número 12.816/13 prevê o favorecimento ao transporte público quando municípios não têm universidades. Diante da resposta negativa, os estudantes irão em busca dos direitos levando o caso até a Procuradoria Geral do Município.