Polícia

Craíbas vive medo e mistério após assassinato de vereador no Agreste

Por Suca Fagundes 09/05/2017 17h05
Craíbas vive medo e mistério após assassinato de vereador no Agreste
Entrada do banheiro onde parlamentar foi executado - Foto: Vídeo/7 Segundos/Josival Meneses

Tristeza entre amigos e familiares, medo e mistério em meio a população. Esses sentimentos bastantes dissonantes permeiam a cidade de Craíbas que vive o luto da morte do vereador, Neirivan de Oliveira Silva, assassinado no último domingo (7) pelo próprio primo após rivalidade política.

A reportagem do 7 Segundos viajou até o município e fez uma retrospectiva do caso, conversou com moradores, além de acompanhar de perto o velório do parlamentar (candidato mais votado dentre os que disputavam o pleito para o mesmo cargo).

Ao chegar no Ginásio José Fernando de Farias, local onde ocorreu o velório, muitas pessoas estavam aglomeradas próximo da porta de entrada. Elas queriam ver o corpo do peemedebista (como se ainda desacreditassem da morte de Neirivan). Entretanto, a relutância vinha com o sentimento de medo velado. Os moradores, diante da presença da nossa equipe, desconversavam e uns até fingiam não saber o que estava acontecendo. Mas, com o distanciamento, era visível os cochichos sobre o assunto.

Alguns quilômetros a mais... Seguimos até a zona rural craibense, onde fica situado o local onde ocorreu o homicídio; um bar conhecido como ‘Chácara Fechada’.

Apesar da amplitude do estabelecimento, o banheiro masculino é extremamente apertado. Entramos nele. A sensação era de claustrofobia, mais parecia um filme de terror. Sem janelas, o pequeno corredor estava repleto de respingos de sangue. Além de marcas de tiros nas paredes.

Quanto mais prosseguíamos, maior era a sensação de agonia. Queríamos nos retirar do local, e ao mesmo tempo a vontade de cumprir nosso trabalho aumentava. Estávamos em busca de respostas. Fomos entrevistar a proprietária do estabelecimento. Ela não quis ser identificada na reportagem.

Havia medo no olhar dela. Trêmula e bastante assustada, descreveu o momento do crime (o qual presenciou minutos antes). Ela estava em um balcão fazendo pedidos e organizando os funcionários quando ouviu o barulho de tiros. Nesse instante, as pessoas ali presentes entraram em desespero. Muitos saíram correndo sem pagar a conta, outros debruçaram-se no chão para evitarem serem atingidos.

Nesse ínterim, testemunhas disseram terem visto quando o vereador foi até o banheiro e, segundos depois, seguido pelo algoz. Os relatos ainda desmentiram os boatos de que houve discussão no bar antes do homicídio ter acontecido. Mas a intriga, de acordo com os depoimentos, era fato antigo.

Retornando ao velório, políticos de várias localidades do Agreste alagoano lamentaram a morte de Neirivan. Estavam estarrecidos em verdade. Muitos decretaram luto oficial, a exemplo dos prefeitos de Traipu, Carneiros e Girau do Ponciano.

Ontem, segunda-feira (8), ligamos para o gestor do município de Craíbas, prefeito Ediel Leite para saber dele qual o sentimento predominava diante desse crime bárbaro. Ele pediu desculpas à reportagem, disse que estava acompanhado da família do vereador e não tinha a menor condição de conversar sobre o assunto. A ficha ainda custava a cair. Muito triste, uma brutalidade, justificou.

Assista à reportagem do Portal 7 Segundos que foi ao local do assassinato do vereador Neirivan Silva: