Trânsito

Força-tarefa vai retirar de circulação cinquentinhas sem condições de uso

Condutores de cinquentinhas não respeitam as exigências mínimas de segurança e ignoram as leis de trânsito

Por 7 Segundos Arapiraca 09/05/2017 14h02
Força-tarefa vai retirar de circulação cinquentinhas sem condições de uso
Em entrevista ao radialista Jairo Campos, tenente Salatiel disse cinquentinhas sem condições serão retiradas de circulação - Foto: Reprodução / Vídeo 7 Segundos

A partir do dia 20 de maio, o Estado por meio do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), através do Batalhão de Policialmento de Trânsito (BPTran), vai retirar os ciclomotores, as conhecidas cinquentinhas, que não estiverem condições de uso em circulação no trânsito de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

A notícia foi revelada pelo tenete Salatiel em entrevista ao radialista Jairo Campos, no programa Na Mira da Notícia, da Rádio Nova FM, na noite dessa segunda-feira (8).

Em plenas atividades do Movimento Maio Amarelo, em que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) está realizando ações em conjunto com as Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) para prevenir e diminuir os índices de acidentes envolvendo motocicletas.

Arapiraca, segundo maior cidade do Estado, lidera o ranking de acidentes com motocicletas e as ações no município começaram no dia 3 deste mês com o tema "Cuidado pela Preservação à Vida".

"Nosso objetivo é prevenir no sentido da educação. O Estado tem que fiscalizar, reprimir quando necessário e também educar. A preocupação do comando do 3º BPM, juntamentoe com o Departamento de Trânsito, é com a integridade física do condutor e com a vida", disse Salatiel.

O tenente do 3º BPM afirmou, durante a entrevista, que é preciso que os condutores de cinquentinhas regularizem as motos em termos de segurança. 

"O que a gente observa muito hoje é que as cinquentinhas estão circulando na cidade sem o básico, ou seja, sem os faróis, isso é inadmissível porque a noite não tem como visualizar esses ciclomotores, causando acidentes", esclareceu.

Salatiel também ressaltou que os condutores não estão se importando com a sua integridade física e a vida. Por esta razão, o Estado vai apertar o cerco e fiscalizar as cinquentinhas.

"No trânsito em geral nós estamos trabalhando no sentido de manter o trânsito aqui em Arapiraca o mais seguro possível, mas infelizmente há uma resistência da população e dos condutores. Mas, essa conscientização é necessária para a segurança de todos", frisou Salatiel.

Principais infrações

O tenente Salatiel disse que em relação às infrações, os condutores de cinquentinhas cometem quase todas em Arapiraca.

"Os condutores de cinquentinhas ignoram por completo a questão de segurança tanto a dele quanto a da motocicleta, como o próprio código de trânsito prevê o uso de capacete, sinaleira, farol, retrovisores, entre outro acessórios que é muito difícil de ver um condutor de cinquentinha utilizando aqui", concluiu.