Agreste

Em apenas três meses, Teotônio Vilela registra mais de 20 denúncias de exploração sexual

Por Laís Pita 09/05/2017 11h11
Em apenas três meses, Teotônio Vilela registra mais de 20 denúncias de exploração sexual
Teotônio Vilela, município alagoano. - Foto: Divulgação

Aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes são vitimas de exploração sexual no Brasil, a maioria delas tem entre 7 e 14 anos. Em 2017, somente entre os meses de janeiro a março, o Conselho Tutelar do município de Teotônio Vilela, localizado no Agreste de Alagoas, recebeu mais de 20 denúncias. Desse total, 10 casos tiveram a confirmação de abuso sexual e estupro de vulnerável.

Para diminuir este número, o órgão de garantia de direitos lançou uma campanha para que as pessoas denunciem os casos. Além de ser anônimo, é uma maneira de proteger as vitimas e punir os responsáveis.

A campanha é composta pela veiculação de spots, através da rádio Imprima, com informações sobre como denunciar as violações e os sinais que as vítimas apresentam. Segundo o presidente em exercício do Conselho Tutelar, Vanilson da Silva, o intuito é chamar a atenção da população para a quantidade de casos notificados pelo órgão.

"É muito bom contar com parceiros como a rádio Imprima, que, preocupada com os altos índices de violência sexual, resolveu entrar na luta do combate a exploração sexual”, disse. “Só quero agradecer a direção da emissora e a todos os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos que apoiam essa batalha", ressaltou Vanilson.

Além do Conselho Tutelar da cidade e da emissora de rádio, a ação conta com a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), secretaria municipal de Assistência Social e Ministério Público Estadual.