Educação

IMA realiza treinamento e celebra acordo com prefeitura de Delmiro Gouveia

Por Assessoria 26/04/2017 08h08
IMA realiza treinamento e celebra acordo com prefeitura de Delmiro Gouveia
Parceria entre IMA e Ufal irá investigar branqueamento de corais - Foto: Reprodução

Técnicos de cinco prefeituras, localizadas na região do sertão alagoano, participam de treinamento com uma equipe formada por especialistas das Gerências de Monitoramento e Fiscalização, e Fauna, Flora e Unidades de Conservação, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

O treinamento teve início na segunda-feira (24) e termina nessa terça-feira (25), em Delmiro Gouveia.

Durante os dois dias de repasses de informações e estudos de ações práticas, os representantes dos municípios de Inhapi, Piranhas, Olho D'Água do Casado, Delmiro Gouveia e Água Branca puderam esclarecer dúvidas, principalmente sobre a fiscalização ambiental. A ideia é que a integração com as prefeituras colabore com a as ações de combate às infrações ambientais na região.

Desde o início do ano, já aconteceram treinamentos com técnicos de Marechal Deodoro, Arapiraca e Jequiá da Praia.

Cooperação

Segundo Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA/AL, o treinamento também faz parte de uma das atribuições do órgão estadual, estabelecidas no acordo de cooperação técnica, assinado na segunda-feira (24), com a prefeitura de Delmiro Gouveia.

Os técnicos do órgão estadual devem colaborar com a prefeitura que, conforme deliberação do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), possui autorização para licenciar e fiscalizar empreendimentos no município. Faz parte dessa colaboração o repasse de informações e o apoio à melhoria dos procedimentos de ação.

Outro ponto importante do acordo trata da “utilização do aplicativo de denúncias. Eles poderão utilizar nosso sistema e receber em tempo real as denúncias pertinentes ao município”, disse o diretor-presidente sobre o aplicativo Ima Denuncie. O terceiro item celebrado é a entrega de dois notebooks para a prefeitura.