Meio ambiente

Estudantes retiram quase 01 tonelada de garrafas PET da natureza no interior de Alagoas

Por Assessoria 22/04/2017 14h02
Estudantes retiram quase 01 tonelada de garrafas PET da natureza no interior de Alagoas
Estudantes retiram quase 01 tonelada de garrafas PET da natureza no interior de Alagoas. - Foto: Assessoria

Uma ação social realizada por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva, em Jundiá, na Zona da Mata alagoana, retirou quase 01 tonelada de garrafas PET das zonas urbana e rural da cidade. A ideia é parte de um projeto interdisciplinar idealizado pela própria escola, que busca conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da despoluiçãodessas zonasda cidade no combate a proliferação do mosquito da dengue.

O projeto teve início em fevereiro deste ano e, na ação que marca o fim de sua primeira etapa, contou com a participação de estudantes, professores e familiares de alunos. A estudante Elen Rebeca, de16 anos, participou ativamente das atividades e disse ter aprendido muito com a experiência. “Foi a primeira vez que participei de um projeto como este, junto com tanta gente, e foi ótimo, porque aprendemos a expandir o nosso olhar e sobre a importância de continuarmos fiscalizando e cuidando para que não haja acúmulos de garrafas PET nem de outros materiais pela cidade. Aprendemos que nossa tarefa não para com o projeto, que ela tem que ser contínua, se não tudo terá sido em vão”, reiterou.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, professora Maria Valéria, encerrada a primeira etapa, que diz respeito à reciclagem, os alunos continuarão desenvolvendo as atividades propostas por cada uma das disciplinas e depois farão outra coleta de garrafas, que está prevista para o mês de Maio. A nova coleta continuará com o mesmo propósito de livrar a cidade do acúmulo de lixo e de focos de proliferação do mosquito da dengue, mas omaterial coletado será destinado para utilização da própria instituição de ensino na construção de uma horta vertical e na confecção de aparelhos que serão utilizados nas aulas de Educação Física. 

Nesta quinta-feira, 20, a equipe de educação ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoasvisitou a escola e realizou uma gincana com os alunos a fim de tratar, de forma leve e descontraída, de temas como os biomas do município, saneamento básico e como se livrar do acúmulo de lixo na cidade.
Os novecentos e sessenta e seis quilos de garrafas PET coletados foram vendidos a um centro de coleta de recicláveis e o valor arrecadado será distribuído igualmente entre as turmas participantes. Além disso, como forma de parabenizá-los pelo empenho nas atividades propostas, os alunos ganharam uma viagem ecológica para conhecer as Nove Ilhas e o Cinturão Verde, em Maceió, onde aprenderão ainda mais sobre a importância da preservação ambiental.