Curiosidades

Confira seis receitas de Páscoa em várias culturas

Por 7 segundos com Catraca Livre 12/04/2017 07h07
Confira seis receitas de Páscoa em várias culturas
Origem dos pratos e comemoração varia de acordo com a região e crenças - Foto: Divulgação

A Páscoa é uma festa de origem cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Entre os Judeus, significa a fuga do Egito e da escravidão. Já para os povos Germânicos antigos, a data também estava ligada à chegada da primavera no hemisfério norte. Porém apesar de diferentes, há semelhança. Para todos eles é tempo de mudança e ressurgimento.

Diferem também os pratos que compõem as mesas das famílias durante o feriado religioso. Quer saber o que é destaque na mesa de várias culturas? A seguir segue a lista feita pelo Estadão, vamos conferir?

1-Torta Pasqualina: Receita italiana, de Gênova na região de Ligúria. Leva ovo cozido, reforçando a ideia de renascimento da Páscoa, mas também serve para comemorar a chegada da primavera. Geralmente é servida dividida em doze pedaços, representando os apóstolos.

2- Colomba Pascal: Também típica da Itália, servida após o almoço. Tem o formato de uma pomba, símbolo universal da paz.

3-Bacalhau: É tradicional em Portugal, França, Espanha e Brasil.

4- Torrija: De origem espanhola, é a nossa rabanada. Por lá o prato é comum na Páscoa, enquanto por aqui comemos no Natal. O doce também é conhecido como torreja ou torradetes de Santa Teresa, na Catalunha.

5- Bolo Simnel: Prato típico inglês, leva frutas secas, amêndoas, gengibre, raspas de limão e marzipã - no recheio e por cima.

6- Bolo Folar: Destaque na páscoa portuguesa, sendo um prato doce ou salgado, dependendo da região.