Cidades

Prefeitura de Teotônio Vilela se manifesta após protesto de estudantes

Por Laís Pita 05/04/2017 07h07
Prefeitura de Teotônio Vilela se manifesta após protesto de estudantes
Teotônio Vilela, município alagoano. - Foto: Divulgação

Após a denúncia feita pelos estudantes do município de Teotônio Vilela ao 7 Segundos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, enviou uma nota pública para esclarecer os novos passos que foram tomados sobre o transporte de estudantes universitários e de outros cursos para as cidades de Maceió e Arapiraca.

Na manhã de ontem (04), os estudantes se mobilizaram e protestaram na frente da Secretaria de Educação como forma de reinvidicar o anúncio - feito pelo prefeito Joãozinho Pereira (PMDB) - do corte do serviço de transporte escolar para alunos de cursos técnicos e preparatórios para o Enem, ficando exclusivamente para universitários, que não concordaram e se uniram aos demais.

De acordo com os alunos, depois de muita insistência, a secretária recebeu uma comissão formada por representantes das escolas CEPEP (Maceió), CEPROAL (Arapiraca), Santa Juliana (Maceió), Santa Bárbara (Arapiraca) e IFAL.

Nesta reunião, que aconteceu nessa terça-feira, ficou acordado entre todos os presentes que o município já está estudando alternativas para essa categoria. Para isso, é necessário que cada escola forneça uma lista qualificada de todos os seus alunos.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Teotônio Vilela vem a público esclarecer os novos passos que foram tomados sobre o transporte de estudantes universitários e de outros cursos para as cidades de Maceió e Arapiraca.

Informamos que a secretaria municipal de Educação está agindo em duas frentes nesse momento: promovendo o recadastramento de todos os estudantes que fazem cursos de graduação, durante esta terça e quarta-feira (04 e 05/04). O município reafirma que todos os estudantes universitários devidamente recadastrados terão seu acesso ao transporte assegurados.

Em uma outra frente, em parceria com a secretaria de transportes do município, todos os veículos estão sendo minunciosamente vistoriados e passando por um "pente fino", obedecendo a todos os procedimentos indicados pelos órgãos de segurança de trânsito. Este procedimento, atrelado ao recadastramento dos usuários, justifica a parada geral que estamos promovendo.

A secretaria de educação já desenvolveu um programa (software) de controle de gestão administrativa, onde será possível controlar, com periodicidade definida pelas faculdades e pelo município, o cadastro de motoristas e de estudantes, as rotas, a quilometragem e a frequência escolar. Em paralelo, todos os motoristas passarão por uma reciclagem do curso do Contran para motoristas de ônibus escolar, que será ministrado pelo SEST/SENAT.

Durante o processo de recadastramento dos estudantes universitários, na manhã desta terça-feira (04/04), aproximadamente 15 estudantes de cursos técnicos, ministrados em Arapiraca e Maceió, tentou isolar a entrada dos universitários, impedindo o recadastro. A pequena mobilização dos estudantes durou aproximadamente 15 minutos, e se encerrou após a presença da secretária de educação Noêmia Pereira no local.

Em reunião com uma comissão formada por representantes das escolas CEPEP (Maceió), CEPROAL (Arapiraca), Santa Juliana (Maceió), Santa Bárbara (Arapiraca) e IFAL, ficou acordado entre todos os presentes que o município já está estudando alternativas para essa categoria. Para isso, é necessário que cada escola forneça uma lista qualificada de todos os seus alunos.

O prefeito Joãozinho Pereira reforça o compromisso com a educação superior e o transporte dos estudantes universitários, mesmo sendo desobrigado pela lei a fazê-lo, e não recebendo para isso nenhuma contrapartida do Estado ou da União. Entendemos que todo e qualquer recurso empenhado em educação é um investimento no futuro e no desenvolvimento da nossa cidade.