Saúde

Hospital Regional substitui seringas por "copinho" na amamentação de bebês prematuros

Por Assessoria 04/04/2017 11h11
Hospital Regional substitui seringas por 'copinho' na amamentação de bebês prematuros
Hospital Regional Arapiraca - Foto: Assessoria

Preconizado pelo Ministério da Saúde na alimentação para bebês prematuros com dificuldades de sucção, os pequenos "copinhos" agora fazem parte do cotidiano do Complexo Neonatal do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca.

A técnica dos copinhos, segundo o fonoaudiólogo Robson Ferreira, é a forma mais adequada para ofertar o complemento da alimentação por via oral. Esta técnica não interfere na sucção do seio materno para as crianças com dificuldades.

"Antes eram usadas as seringas, que realizavam o trabalho de alimentar os bebês, mas os deixavam sem o hábito de sugar no peito, por confusão de bicos", explicou o especialista.

Na prática, enquanto estão internados, esse movimento de "beber" o leite através dos copinhos é feito com apoio de profissionais. "Começamos com as enfermeiras fazendo e treinando as mães, que mantém os vínculos e preservam os instintos naturais da alimentação", acrescentou.

O resultado é manter toda a pratica de amamentação e deglutição o mais aproximado do exercício natural. "Nosso Hospital tem o selo Amigo da Criança, que rejeita o uso de bicos de mamadeira. Então precisamos estimular sempre a amamentação", comentou o Diretor Médico do Hospital Regional, Ulisses Pereira.

Para o Provedor do HR, Geraldo Magela, esses procedimentos são muito importantes, pois evidenciam o cuidado com a manutenção do vínculo materno. "Parecem gestos simples, mas são fundamentais para o fortalecimento da relação mãe e filho, que repercutirá na saúde física e mental das crianças", falou.

Os copinhos são resultados de estudos e uma evidência científica para a melhoria na saúde alimentar dos bebês internados. A técnica consiste em posicionar as crianças de forma sentada e, segurando a cabeça com o apoio das mãos, aproxima-se os copinhos nos "cantos" da boca, permitindo as crianças sorverem o leite no copo.