Alagoas

Tarifa de energia dos alagoanos reduz em abril

Por Assessoria 04/04/2017 07h07
Tarifa de energia dos alagoanos reduz em abril
Eletrobras - Foto: Reprodução

Neste mês de abril os consumidores de Alagoas têm desconto médio de 7,66% na tarifa de energia elétrica. Esse percentual de redução vale somente para o consumo de energia do mês e foi homologado por meio da resolução 2.214/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determinou o reajuste extraordinário para reverter a previsão do Encargo de Energia de Reserva (EER) da Usina Angra III.

O total do desconto incide apenas sob o consumo de energia e será aplicado proporcionalmente nas faturas dos meses de abril e maio, de acordo com o calendário de leitura dos medidores de energia. Por meio de mensagem na conta, a Eletrobras informará sobre a nova tarifa aos mais de um milhão de clientes do Estado de Alagoas.

EER 

O Encargo de Energia de Reserva é recolhido para cobrir os custos decorrentes da contratação de energia de reserva, oriunda das usinas de geração – incluindo os custos administrativos, financeiros e tributários –, que são rateados entre todos os usuários finais de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). O objetivo é elevar a segurança no fornecimento de energia no País.

BANDEIRA VERMELHA

Para o mês de abril a Aneel anunciou que a bandeira tarifária será Vermelha, com cobrança extra de R$ 3,00 a cada 100 kWh consumidos. Isso indica que o nível dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras está abaixo do ideal e se faz necessário o uso de fontes de energia mais caras, a exemplo das termoelétricas, como incentivo ao uso correto da energia pelos consumidores. Com a Bandeira Vermelha vigendo em todo País, o efeito final para os consumidores será de uma redução média ao redor de 6% nas contas.