Saúde

População sofre com surto de diarreia e vômito no Agreste de Alagoas

Por 7 segundos 30/03/2017 11h11
População sofre com surto de diarreia e vômito no Agreste de Alagoas
Teotônio Vilela, município alagoano, sofre com surto de diarreia - Foto: Divulgação

Os moradores de Teotônio Vilela estão apavorados. O motivo é um surto de diarreia e vômito que atingiu a população desde o começo desta semana. Os vilelenses estão suspeitando que a causa é a água fornecida pelo município através do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAEE).

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, cerca de 90% dos atendimentos de emergência no Hospital Unidade Mista Nossa Senhora das Graças possuem o mesmo diagnóstico: diarreia, vômito e/ou febre.

A água que abastece o município vem de duas adutoras, a principal delas, a Adutora Cana Brava, fica num povoado de mesmo nome, e desde que foi inaugurada, é muito criticada, já que o rio do qual é bombeada água sempre foi conhecido por suas águas poluídas.

Outro dado que reforça a suspeita de problema com a qualidade dá água, é o fato da epidemia atingir principalemente a população das comunidade mais humildes.

Confira a nota oficial da Prefeitura de Teotônio Vilela

Em atenção às informações solicitadas pelo portal Sete Segundos, a prefeitura de Teotônio Vilela informa que não procedem as notícias sobre a má qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE).  A informação fantasiosa do aumento no número de casos de diarreia registrados nas unidades de saúde da cidade.

O SAAE, através dos seus técnicos, registram análises periódicas na água distribuída para a cidade, e em todas estas análises a qualidade das propriedades químicas da água está dentro do que normatizam os órgãos regulatórios.

Por fim, o município reitera o fornecimento social de água para a população, visto que o SAAE de Teotônio Vilela é uma das empresas públicas que cobra mais barato no estado pela água fornecida e está investindo em melhorias no sistema, como a aquisição de novas bombas para a estação do Teixeira. A fonte em questão é conhecida por sua água cristalina.