Religião

Diocese de Penedo divulga programação da Semana Santa

Por 7 Segundos Arapiraca com Diocese e AquiAcontece 22/03/2017 15h03
Diocese de Penedo divulga programação da Semana Santa
Diocese de Penedo divulga programação da Semana Santa - Foto: Reprodução / Internet

A centenária Diocese de Penedo divulgou, nesta quarta-feira (22), a programação oficial da Semana Santa, que ocorrerá de 9 a 16 de abril, na cidade ribeirinha.

Os fiéis devem prestigiar os ritos religiosos em clima de fé, devoção, fraternidade e penitência na Catedral Diocesana e nas demais igrejas do município.

A missa de ramos dará início à programação, no dia 9 de abril, seguida da procissão que remete à entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Nos dias 10 e 11 devem acontecer a Via-Sacra, sendo o primeiro destinado aos homens e o segundo as mulheres.

De acordo com a Diocese de Penedo, na quarta-feira (12), a programação da Semana Santa seguirá com a missa dos enfermos na Igreja do Rosário, às 9h e às 18h acontecerá a tradicional Procissão do Encontro, marcada pela união das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Senhor Jesus dos Passos. Encontro previsto para acontecer em frente à Capela do Senhor dos Pobres.

Missa da Ceia do Senhor

A programação religiosa seguirá na quinta-feira, 13, com a missa da Ceia do Senhor, ocasião em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, imitando a celebração  que Jesus fez a seus discípulos, na Última Ceia. 

Após a celebração religiosa, acontecerá o translado do Santíssimo Sacramento para Igreja do Rosário, local onde haverá adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite.

Na sexta-feira Santa (14), quando fiéis lembram com jejum e orações a crucificação e morte de Jesus Cristo, acontecerá a partir das 6 horas, adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, haverá a celebração das Dores de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Penedo. 

Já durante a noite, os fiéis celebrarão a Paixão e Morte de Jesus com a tradicional procissão pelas ruas da cidade com a imagem do Senhor Morto. O sábado, 15, será marcado pela realização de Vigília Pascal na Catedral Diocesana e pela procissão do Senhor Glorioso, prevista para começar às 20 horas.

Encerrando a programação da Semana Santa da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no domingo da Ressurreição (16), às 9. À noite, a partir das 19 horas serão realizadas celebrações eucarísticas da Páscoa do Senhor, na Catedral Diocesana de Penedo.