Alagoas

Após divulgação de irregularidades em indústrias da carne, cresce a procura por abatedouros clandestinos em Alagoas

Por Suca Fagundes com 7 Segundos 21/03/2017 06h06
Após divulgação de irregularidades em indústrias da carne, cresce a procura por abatedouros clandestinos em Alagoas
FrigoVale abate 5.000 animais por mês - Foto: Assessoria

Após a imprensa nacional evidenciar denúncias de irregularidades por parte de grandes empresas fornecedoras de carne animal, cresce a desconfiança da população diante das indústrias. Em Alagoas, é antiga a rivalidade entre comércio ilegal e formal resultando em falta de credibilidade entre a população.

No município de Craíbas, os moradores preferem comprar carne abatida, na hora, em açougues sem fiscalização porque o custo final sai mais barato ao consumidor.

Entretanto danos à saúde humana podem ser grandes e desencadeados a longo prazo. Segundo o prefeito Ediel Leite, a situação é muito antiga e acontece em vários municípios alagoanos. “É preciso conscientizar a população em relação aos riscos e o executivo municipal já está desenvolvendo projeto para alertar as pessoas”, disse.  

“A adeal é o órgão que fiscaliza o abate animal em Alagoas e responde por normas do Ministério da Agricultura, ignorar esse fato pode gerar mais problemas do que segurança. Além disso, Alagoas passa por um descrédito devido à falta de conhecimento de muitos, “explicou o atual gestor do executivo municipal.

Para resolver a situação, Ediel Leite está com reunião marcada com o secretário de Agricultura do Estado e também com a Adeal a fim de definir uma agenda de conscientização dos craibenses.

A empresa Frigovale atende pelo abate em todo o estado de Alagoas e é referência em qualidade. Segundo o diretor administrativo da empresa, Joelson Gomes, a população deve estar atenta porque o consumo de carne de abatedouros ilegais acaba sendo motivo de doença. “É ilusão achar que há higiene e segurança em carne sem procedência confirmada. Existe um trabalho de agências e instituições fiscalizadoras as quais todos devemos seguir,” informou.

A Frigovale rastreia os animais desde que chegam até a empresa e passam por um processo de refrigeração para eliminar quaisquer resquícios que venham a ser prejudiciais à saúde humana. Todavia, tem um corpo de funcionários especializados para avaliar e descartar animais sem a devida higiene.

O 7 Segundos conversou com uma veterinária e ela explicou os riscos de contaminação das carnes sem a procedência adequada. Existem várias doenças que podem gerar perda total do boi, exemplo é o animal que tenha tuberculose ou câncer. Esses geralmente são aproveitados (em abatedouros clandestinos) e somente retira-se a carne atingida diretamente pela doença. O restante é lavado e disponibilizado para consumo.

Por outro lado, em Palmeira dos Índios, o abatedouro municipal recebeu nova determinação de fechamento pelo Tribunal de Justiça de Alagoas devido ao não cumprimento das exigências sanitárias para funcionamento adequado.

Assista ao vídeo sobre o abate de animais e as exigências de higiene e segurança realizadas por frigorífico em Arapiraca: