Educação

Prefeitura faz convocação de aprovados em concurso público via WhatsApp

Outras irregularidades também andam acontecendo no município de Coruripe. Saiba quais são.

21/03/2017 14h02
Prefeitura faz convocação de aprovados em concurso público via WhatsApp
Prefeitura de Coruripe - Foto: Reprodução

Aprovados e excedentes do concurso público da Prefeitura Municipal de Coruripe, edital nº 001/2016, homologado no dia 15 de dezembro de 2016, vivem um verdadeiro drama.

Eles contaram ao 7 Segundos que o gestor municipal tem realizado contratações de servidores mesmo com a existência de um concurso em vigência.

Enquanto os aprovados aguardam a convocação para o preenchimento das vagas ofertadas no edital do concurso, profissionais são escolhidos aleatoriamente e convidados a trabalhar através da rede social WhatsApp.

Prints enviados à redação do 7 Segundos ilustram um profissional sendo pego de surpresa ao ser chamado pelo diretor da Escola Municipal de Educação Básica Cláudio Daniel Gama Amorim, identificado como Fábio Pereira, para trabalhar nesta referida escola.

O professor até questiona e diz que ninguém da Secretaria Municipal de Educação entrou em contato com ele, mas o diretor escreve: “Então vamos oficializar agora... Você foi lotado na escola que estou dirigindo”, informou. “O senhor tem interesse em assumir?”, pergunta o diretor em uma conversa pelo WhastApp.

De acordo com os denunciantes, a prefeitura até tem firmado contratos com algumas pessoas que foram aprovadas no concurso dentro do número de vagas, mas ao invés de serem nomeadas ao cargo público que por direito deveriam assumir, estão sendo chamadas para assinarem contratos temporários.

O órgão está desrespeitando, também, acordo firmado com a Justiça do Trabalho no mês de julho, em que teria que afastar ou dispensar, até o dia 31 de dezembro de 2016, todos os servidores admitidos irregularmente sem prévia aprovação em concurso público. Esse acordo foi fixado após o Ministério Público do Trabalho constatar a continuidade de contratações irregulares.

Mas, recentemente, através do Portal da Transparência do Município de Coruripe foi possível constatar que tais contratações continuam ocorrendo. Inclusive de profissionais que concorreram às vagas do concurso e não obtiveram êxito, sendo reprovadas e eliminadas.

Também foi divulgado no site da Prefeitura Municipal de Coruripe, edital de um processo seletivo para mais contratações.

Diante de tantos fatos, os representantes dos aprovados e excedentes entraram em contato com o 7 Segundos para tornar pública “nossa revolta e indignação e solicitamos, dos órgãos da justiça, as medidas cabíveis à proteção e respeito aos nossos direitos”, diz trecho de carta enviada ao site. 

O que diz a prefeitura

O 7 Segundos entrou em contato com a secretária de Assistência Social, Verônica Rocha, que afirmou que no caso da secretaria que ela responde, houve sim um processo seletivo simplificado, mas que não elimina a contratação dos aprovados em concurso.

"Os técnicos que contratamos vão trabalhar durante um período determinado, que nesse casso é de abril a dezembro, para projetos e convêncios específicos, depois disso, serão dispensados", explicou. 

Sobre os outros casos, a assessoria de comunicação não soube esclarecer.