Cidades

Músicos de Traipu são desvalorizados pelo poder público municipal

Por 7 Segundos com Assessoria 16/03/2017 10h10
Músicos de Traipu são desvalorizados pelo poder público municipal
Músicos de Traipu na Câmara de Vereadores. - Foto: Assessoria

Músicos de Traipu, Região Agreste, uniram-se, na manhã dessa quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores do município ribeirinho, para solicitar dos parlamentares apoio no tocante à elaboração de projetos que visem valorizar os músicos traipuenses.

Durante a sessão parlamentar, o presidente da Casa, Etinho Dias (PRP), franqueou a palavra para que o maestro Jorge da Hora, conhecido como Jorge Trompete, fizesse uso da tribuna para mostrar a importância do trabalho social desenvolvido pelos músicos da cidade.

Traipu é conhecida como a terra dos músicos, mas ao ser indagado acerca do valor que cada músico recebe da prefeitura, Jorge Trompete relatou que atualmente, nem ele, nem os demais músicos, recebem qualquer reconhecimento. 

Com exceção do carnaval, época em que muitos músicos são contratados, no restante do ano eles ficam desempregados, fazem apenas alguns “bicos” em outras cidades para se manter.

“Queremos valorização e para isso precisamos que a Câmara nos ajude criando projetos que reconheçam os músicos da terra”, disse. “Traipu manda músicos para banda da PM, para as Forças Armadas e para várias bandas seculares da região, contudo queremos valorização dentro de nossa própria cidade”, afirmou Jorge.

Resultado

Diante da solicitação dos músicos, a Câmara de Vereadores vai enviar ao poder executivo municipal indicação para que sejam incluídas, em concurso público anunciado pelo poder executivo, vagas para músicos.  

Etinho Dias disse que é importante manter no quadro funcional do município esse profissional que é símbolo da cultura traipuense. “Essa casa aprovou um projeto que tornou a música patrimônio imaterial do município e não podemos deixar esses artistas desempregados ou que desestimulados abandonem essa importante profissão, profissão essa que faz parte da história de Traipu”.

Por unanimidade, os parlamentares reconheceram o importante papel dos músicos traipuenses no processo de formação de crianças e adolescentes do município. “Estamos à disposição da sociedade traipuense, indagações, dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao Poder Legislativo, para isso estamos reativando o portal de notícia da câmara para aproximar ainda mais o traipuense da câmara de vereadores” finalizou o vereador presidente. 

Os profissionais da música, munidos de seus instrumentos, recepcionaram os parlamentares que chegavam a Casa Legislativa ao som de muita música.