Brasil

[Vídeo] Wagner Moura explica desmonte na aposentadoria

“Projeto transformará o INSS em funerária”, diz o ator

Por Redação 15/03/2017 10h10
[Vídeo] Wagner Moura explica desmonte na aposentadoria
Ator Wagner Moura - Foto: Divulgação

Em dia de mobilizações em todo o Brasil, o ator Wagner Moura se faz porta voz, em vídeo, e explica o projeto de reforma da previdência proposto pelo governo Temer.

No começo da transmissão, um alerta: trabalhadores serão afetados e projeto só beneficia empresários ligados ao governo.

Estão em destaque na proposta;

  1. Mudança de idade mínima para o trabalhador poder se aposentar que passará a ser de 65 anos (caso o projeto seja aprovado).
  2. Igualar idade para homens e mulheres terem o direito à aposentadoria

Sobre as duas pautas, um importante esclarecimento é posto em destaque no vídeo: a maior parte da população não sobrevive até os 65 anos de idade. “Projeto transformará o INSS em funerária”. Para se ter uma ideia o presidente Temer se aposentou aos 55 anos e recebe cerca de 30.000,00 reais.  

Boa parte das mulheres brasileiras tem dupla jornada de trabalho por isso o entendimento sobre a diminuição do tempo de trabalho.  Já para o contribuinte receber aposentadoria integral, deverá investir por 49 anos ininterruptos. Ou seja, trabalhar com carteira assinada (informal não tem direito), aos 16 anos de idade. Além disso, não poderá parar um único dia.

O projeto está sendo agilizado para ser votado no Congresso Nacional de forma rápida. Assim a população não terá tempo de entender o que está acontecendo e poder se manifestar, é o que conclui a animação.