Cultura

Arapiraca recebe mostra de filmes e oficina cineclubista

Por Redação com Assessoria / Prefeitura de Arapiraca 14/03/2017 09h09
Arapiraca recebe mostra de filmes e oficina cineclubista
Mostra de filmes em Arapiraca - Foto: Divulgação

Arapiraca recebe mostra de filmes e oficina de cineclube no dia 26 de março, no Planetário e Casa da Ciência situado no Lago da Perucaba. A iniciativa é do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (Navi) e tem o objetivo de apresentar aos arapiraquenses a Sétima Arte.

Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, a entrada para o evento é franca e tem o intuito de “formar plateias”, segundo Leandro Alves, um dos organizadores da exposição de películas, que também está à frente do Navi.

“É importante frisar que estamos trilhando por um caminho muito intenso. Há muita coisa sendo feita no audiovisual hoje aqui em Arapiraca e resolvemos fazer essa 1ª mostra para justamente formar público. É com investidas assim que a plateia vai se firmando e se interessando não apenas em assistir, mas em conhecer e até participar dos processos por trás do Cinema”, diz o cineasta, responsável por curtas-metragens como “Hoje Tem Espetáculo?”, “Flamor” e o premiado “Salão dos Artistas”.

O evento contará com a apresentação de três curtas-documentários, são estes; “Segunda-Feira”, de direção coletiva, “Metrópole do Futuro”, de direção coletiva; e “O Juremeiro de Xangô”, da diretora Arilene de Castro. Além do curta de ficção “Povoado”, do diretor Wagno Godez. Todas essas projeções representaram Arapiraca na 7ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, no ano passado.

“Existe uma efervescência genuína acontecendo e uma pretensão de contar a história de Arapiraca para os arapiraquenses. O Cinema tem esse papel também”, conclui Wagno Godez.

Também haverá uma oficina, aberta ao público, com a temática “Cineclube: da prática à criação de um cineclube”, com a comunicadora social, cineclubista, arte-educadora, mestranda em Cinema pela Universidade Federal de Sergipe, presidenta da Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec) e diretora-adjunta de Formação do Conselho Nacional de Cineclube (CNC), Yanara Galvão.

O objetivo é conhecer as fases necessárias para a produção de uma sessão cineclubista – da escolha da programação à avaliação final da atividade. A oficina acontecerá de 23 a 25 de março.

Ficou curioso e quer participar da mostra? Basta acessar este link e efetuar a inscrição gratuita.