Polícia

Sem apoio, Instituto de Criminalística de Arapiraca poderá não ser inaugurado

Por 7 Segundos com Com informações da TV Ponta Verde, IC e Governo do Estado 13/03/2017 18h06
Sem apoio, Instituto de Criminalística de Arapiraca poderá não ser inaugurado
Sede do Instituto de Criminalística de Arapiraca não será inaugurada por falta de contrapartida do município - Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

Previsto para ser entregue em novembro do ano passado à população arapiraquense com serviços que iriam beneficiar não só a Região Agreste, mas a do Sertão de Alagoas também, o Instituto de Criminalística (IC) não será mais inaugurado pelo governo do Estado por falta da contrapartida da Prefeitura de Arapiraca.

A notícia veio à tona nesta sexta-feira (10), em Maceió, durante a entrega do laboratório de DNA do IC. Com esta informação, o governo afirmou que vai entregar o imóvel na Rua Miguel Correia de Amorim (antiga Avenida Norte), para não pagar mais o aluguel.

O diretor-geral da Perícia Oficial do Estado, Manoel Melo Filho, afirmou que não tem motorista próprio nem funcionários administrativos e existia a necessidade de a Prefeitura de Arapiraca ceder esses funcionários.

"Estamos a meses com este imóvel pronto e não tem essa contrapartida. Vamos adiar o sonho de interiorizar o núcleo do IC em Arapiraca", afirmou Manoel Filho.

O governador Renan Filho disse que vai voltar a conversar com o município, uma vez que o estado é mais burocrático para contratar pessoal.

"Se não tiver jeito, eu vou dar um jeito de contratar pelo estado", frisou Renan Filho.

Imóvel alugado e contrato em vigor

Para que o município de Arapiraca tivesse um núcleo do Instituto de Criminalística (IC), o governo do Estado alugou uma casa, no bairro Baixão, próximo à Central de Polícia Civil, por R$ 2.500 e o contrato ainda está em vigor.

Além dos gastos com pintura, troca das instalações elétricas e hidráulicas, compra de móveis, ar-condicionados e equipamentos de informática. 

Sem o IC, 52 cidades do Agreste e do Sertão deixarão de ser atendidas. O órgão iria funcionar 24 horas com duas equipes de plantão com profissionais da reserva técnica, composta por 12 peritos criminais e 18 profissionais para os setores técnico e administrativo.

Para o presidente da Associação Alagoana de Peritos em Criminalística (AAPC), Paulo Rogério, o ganho principal com o núcleo do IC em Arapiraca seria a rapidez do atendimento no local do crime.

"Quanto mais rápido se faz a informação no lcoal do crime, leva-se para o delegado e mais rápido de tem uma resposta da investigação", explicou Paulo Rogério.

O IC de Arapiraca iria desafogar o trabalho na sede do órgão, em Maceió. Por outro lado, o governador afirmou que não tem previsão para convocar os peritos aprovados no concurso do Estado.

"Tem muitas reservas técnicas, mas temos que convocar organizadamente e hierarquizando sempre pela necessidade do cidadão. A próxima convocação será para os aprovados da Uncisal", concluiu Renan Filho. 

Sem comunicação oficial

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a Coordenadoria Geral de Comunicação, da Prefeitura de Arapiraca, para obter resposta sobre a contrapartida do município para o funcionamento do Instituto de Criminalística do Agreste. 

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca afirmou não existir um termo que exija do município a contrapartida para a instalação do Instituto de Criminalística (IC) na cidade. No entanto, a prefeitura entende que o trabalho deve ser feito em parceria.

A assessoria de comunicação da prefeitura disse, ainda, que a minuta encaminhada pela direção do IC está sendo estudada para que as solicitações feitas pelo órgão estadual sejam atendidas e que a Prefeitura de Arapiraca não oficializou nenhuma comunicação com a direção do IC e desconhece as exigências relatadas em uma reportagem da TV Ponta Verde (SBT), divulgada na última sexta-feira (10).

Veja a nota da Prefeitura de Arapiraca na íntegra:

Apesar de não existir termo que exija do município contrapartida no caso da interiorização do Instituto de Criminalística (IC), a prefeitura entende que o trabalho deve ser feito em parceria.

A minuta encaminhada pela direção do IC à prefeitura ainda está sendo estudada para que as solicitações feitas pelo órgão sejam atendidas da melhor maneira possível.

Vale explicar, portanto, que a prefeitura de Arapiraca não realizou nenhuma comunicação oficial com a diretoria do IC sobre o assunto,  e que desconhece as informações divulgadas em uma reportagem da TV Ponta Verde (SBT), que foi ao ar na última sexta-feira (10).