Alagoas

Detran intensifica controle sobre fabricação e instalação de placas veiculares

Por Agência Alagoas 11/03/2017 08h08
Detran intensifica controle sobre fabricação e instalação de placas veiculares
Detran quer combater o comércio ilegal de placas automotivas - Foto: Assessoria

Para combater o comércio ilegal e fortalecer o controle e a segurança durante os procedimentos de emplacamento de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) reuniu proprietários de casas de placas nesta sexta-feira (10), para intensificar o controle sobre a fabricação e instalação de placas veiculares no Estado.

Portaria a ser publicada na próxima segunda-feira (13), no Diário Oficial do Estado, trará novas regras para o processo, gerando também um controle sistemático de ordem tributária.

“É uma questão de segurança pública, o Detran/AL não pode permitir esse ambiente de vulnerabilidade. Existe uma precariedade dos elementos utilizados durante a fabricação de placas, que comprova as inúmeras reclamações dos usuários. Além da necessidade de adoção de mecanismos que propiciem o combate efetivo à clonagem de placas de identificação de veículos, inclusive considerando as condutas criminosas utilizadas por veículos clonados”, enfatizou o diretor-presidente da autarquia, Antônio Carlos Gouveia.

Segundo ele, o Detran/AL está buscando a melhor forma de normatizar o processo conforme a Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.  “O Governo de Alagoas atua com responsabilidade e o Detran/AL não só defende a transparência como também a rigidez no sentido de buscar caminhos que evitem irregularidades”, disse Antonio Carlos Gouveia.

“Precisamos estar atentos diante da preocupação que o caso requer e a atenção que tem que ser dada, não só pelo Detran, como também pelos órgãos de polícia e controle. Em 2015 recebemos 58 processos de suspeita de clonagem de veículos e 67 em 2016, além dos que não compareceram ao órgão para registrar”, concluiu o diretor-presidente do Detran/AL.