Educação

Alunos da Unirb em Arapiraca escancaram irregularidades na universidade

Por Suca Fagundes com 7 Segundos 10/03/2017 06h06
Alunos da Unirb em Arapiraca escancaram irregularidades na universidade
Unirb em Arapiraca - Foto: Josival Meneses/ 7 segundos

O sonho e a dedicação ao fazer um curso de nível superior tem causado dores de cabeça entre os universitários de vários cursos da Faculdade Regional da Bahia, (Unirb), em Arapiraca.

Diante da novela sem fim, onde protagonistas; Cesama e Unirb brigam judicialmente pela licença para prestar serviços em educação superior na capital do Agreste. Enquanto isso, as instituições estão aguardando um posicionamento do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que definirá qual das duas empresas terá a licença para atuar.

Além disso, estudantes manifestaram a insatisfação com serviços prestados pela Unirb. Em entrevista ao 7 Segundos, representantes informaram estar descontentes com a instituição porque eles estão sendo ignorados pela faculdade particular.

Na noite de ontem, quarta-feira (08), a aula foi encerrada antes mesmo de começar. A coordenação geral decidiu reunir cerca de 150 graduandos em uma única sala, sendo que o MEC determina que as instituições de ensino concentrem, no máximo, 60 pessoas em cada sala.

“Me esforço para conseguir conciliar trabalho e estudo. Não recebo nada de graça. Pago à Unirb e espero no mínimo consideração da parte da coordenação do curso quando vamos conversar, o que não existiu,” informou a estudante do segundo período de fisioterapia Claudia Marques.

Ao conversar com os estudantes, a reportagem soube também que a Unirb não emitiu contrato com nenhum aluno , em janeiro deste ano, e estavam encaminhando boletos de cobrança das mensalidades com nome de outra instituição: Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael (Cesama). O fato suscitou confusão entre os alunos que não sabiam mais se teriam os diplomas validados após o término da graduação.

O 7 Segundos fez matéria sobre esse tumulto citado no parágrafo acima. E descobriu que estudantes de outros cursos também estão sendo prejudicados. Segundo denúncias anônimas, alunos beneficiados com o Fies estão prestes a perder o auxílio por conta da ineficiência burocrática. Como a unidade de ensino não matriculou formalmente os estudantes, por não obter resposta do MEC sobre a licença já concedida em liminar no Tribunal de Justiça da Bahia, ficou incapacitada de agir. Por enquanto, alunos da 2º chamada do Programa Federal já estão sendo chamados pela Unirb e o sistema que organiza o Fies considera como desistentes os estudantes da 1ª chamada.

A explicação da coordenação geral da Unirb , polo Arapiraca, respondeu aos manifestantes que na próxima segunda-feira (13) vai dividir a turma em dois turnos.

Já a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), pasta do MEC responsável pelas licenças das instituições de ensino, informou à nossa reportagem que vai analisar a situação e apresentará resposta sobre o impasse entre as universidades até a próxima terça-feira (14).

Confira o vídeo na íntegra:

O empresário Carlos Joel dono da rede Unirb, em entrevista no rádio, explicou que o MEC já avaliou a situação e destinou a licença para atuação da instituição a qual é proprietário. Ele disse que existe uma portaria datada em 24 de fevereiro deste ano. Informou também que nunca houve fraude e sim uma tentativa de estelionato.

Sobre o corte no Fies, o gestor explicou que a época da abertura da Unirb em Arapiraca, o cnpj da empresa estava vinculado à Cesama. O antigo dono entrou com solicitação por meio da Receita Federal e bloqueou o sistema que dá acesso as informações da universidade. O que gerou impasse para a adequação da situação dos alunos.

Confira os detalhes da entrevista a seguir: