Agricultura

Secretaria levanta dados para traçar perfil produtivo dos agricultores de Arapiraca

Por Laís Pita 07/03/2017 11h11
Secretaria levanta dados para traçar perfil produtivo dos agricultores de Arapiraca
Agricultura familiar

Levar para o campo uma assistência técnica de qualidade e continuada. Esse é o objetivo da superintendência da Secretaria de Agricultura de Arapiraca, Região Agreste de Alagoas. Sob o comando da superintendente, Fabiana Fontes, uma equipe de 16 pessoas trabalha no projeto de potencialização de assistência técnica.

Técnicos, agrônomos, veterinário e zootecnista estão empenhados no levantamento de dados da agricultura e pecuária de Arapiraca. Fabiana explicou que esses profissionais estão em campo e já contabilizam 400 produtores cadastrados.

Produtores de várias regiões, tanto a que tem mais disponibilidade de água para irrigação, focados em hortaliças; como na região de escassez de água, que trabalham com outra cultura, como a do abacaxi e mandioca, estão sendo entrevistados.

“Os dados que a secretaria tem, hoje, são deficientes e quase inexistentes”, disse Fabiana. “Com base nos dados levantados, faremos um planejamento da assistência com foco na melhoria dos índices produtivos e renda para o agricultor”.

O cadastro é simples e tem o objetivo de traçar um perfil produtivo da região. “Na pecuária, por exemplo, qual o número de pessoas com leite, com corte, com avicultura. Desses, quantos precisam ser assistidos?”, exemplificou.

Para que o projeto dê o resultado esperado, a superintendente informou que, como a área de Arapiraca é grande, o projeto vai priorizar as cadeias produtivas de maior destaque. “Vamos priorizar o que é mais importante para o município, se atirarmos para todos os lados, não rende”, explicou Fabiana Fontes.

O chefe de gabinete da secretaria, Eraldo Saturnino, que participou da reunião entre o 7 Segundos e a superintendente, concluiu afirmando que “a nossa pecuária é razoável, mas de baixa qualidade, precisa ser melhorada”.

O que justifica a ênfase dada pela gestão atual do município de Arapiraca ao trabalho com os produtores familiares, que são aqueles que não possuem recursos para pagar assistência.