Acidentes

[Vídeo] Doença misteriosa atinge rebanho bovino de criadores do Agreste de Alagoas

Por Laís Pita 02/03/2017 13h01
[Vídeo] Doença misteriosa atinge rebanho bovino de criadores do Agreste de Alagoas
Animais morrem e causa ainda é desconhecida. - Foto: Cortesia

Enquanto uns curtiram o carnaval, outros lamentaram a perda de quase 50% de cabeças de gado para doença misteriosa durante o feriado. É o caso da comerciante e criadora Marinita Lopes Barbosa, 63 anos. Ela é moradora da Vila Pau D’arco, zona rural de Arapiraca.

De acordo com dona Marinita, que já perdeu sete gados, os animais amanhecem doentes, debilitados e sem vontade de se alimentar. “Parece o Mal de Escancha, eles arreiam e com no máximo três dias morrem”, explicou.

Criadores do Sitio Balsámo, em Arapiraca, e proprietários de terras na cidade de Feira Grande, também estão passando por essa mesma situação.

Marinita afirmou que seus gados estavam todos vacinados e que mesmo assim, a doença atingiu parte do seu rebanho. “Ela chega de repente”, disse assustada.

“Além da seca e da dificuldade em conseguir ração, agora nós [produtores] também precisamos nos preocupar com essa doença misteriosa”, lamentou.

Para evitar que o prejuízo aumente, alguns produtores rurais procuraram o 7 Segundos. Segundo eles, nem o município nem o estado se pronunciaram sobre o acontecido. 

Na manhã desta quinta-feira (02), após contato do 7 Segundos com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), um veterinário foi deslocado até a Vila Pau D’arco. Dona Marinita confirmou, mas disse que o profissional olhou rapidamente e logo foi embora, sem passar nenhum diagnóstico.

Já o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura de Arapiraca, Eraldo Saturnino, disse que só pode enviar um técnico in loco quando algum produtor for até a secretaria e relatar a situação. Mas, segundo ele, ninguém da secretaria foi procurado até o momento. Enquanto isso, os produtores seguem aguardando uma providência.